Literatura negra – Editora soteropolitana Organismo lança “Tombos e tosses”, de Silvio Oliveira, primeira obra em prosa

A editora Organismo lança, na próxima sexta-feira (18), o livro ‘Tombos e tosses do revolucionário Yuri Babacof’, primeiro livro autoral do escritor e pesquisador Sílvio Roberto Oliveira, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e membro do coletivo Ogum´s Toques. A obra abre a coleção de prosa da editora, até aqui dedicada exclusivamente à poesia. O lançamento será no Centro de Estudos Afro-Orientais, na UFBA, no Largo Dois de Julho, às 18h30, e conta com um bate-papo, entre pesquisadora na área de literatura negra no Brasil, Ana Carla Portela, e o autor da obra. A entrada é franca.

‘Tombos e tosses’ se caracteriza por uma prosa experimental, flertando com uma mistura de gêneros e arriscando uma entrada no horror/suspense. Mas o livro é mais: uma poderosa engenharia de linguagem que diz muito sobre as reinvenções e experimentos que têm sido efetuados no campo da literatura negra no Brasil.

Jorge Augusto, editor da obra, explica que o cômico também é um dos dispositivos que estruturam a narrativa, a partir de uma ironia refinada que remete o riso, sempre, a uma significação social. “Esse riso é uma das características mais diretas do diálogo que o autor traça com Lima Barreto, o que confere à novela um aspecto crítico fundamental, pois traz à tona com esse procedimento um aspecto que atravessa em silêncio a literatura negra no Brasil, desde poemas de Luiz Gama aos textos de Carolina Maria de Jesus. Aqui, o humor é tática de guerra, pois opera afirmação de humanidade e subjetividade negra”, comenta.

O livro tem orelha da escritora Miriam Alves, e prefácio de Assunção Maria, da Universidade Federal do Piauí, que ressalta, entre outros aspectos da obra, o papel decisivo que o leitor desempenha na trama narrativa. O projeto gráfico é assinado por Guellwar Adún.

A pré-venda do livro pode ser feita entrando em contato com a editora Organismo por e-mail [email protected], pelo facebook.com/editorasegundoselo ou pelo tel: (71) 98867-0244. O preço promocional é de R$ 40.

Saiba mais sobre Sílvio Roberto Oliveira:

O escritor nasceu em Salvador, onde integra o Coletivo Ogum’s Toques. Formado em Letras Vernáculas com Grego, é professor e pesquisador da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em temas vinculados a literatura brasileira, línguas e literaturas clássicas, literatura negra e linguagem dos quadrinhos.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Tombos e tosses do revolucionário Yuri Babacof”, de Sílvio Roberto Oliveira, pela editora Organismo.

Quando: Sexta-feira, 18/10/2019, de 18h às 21h.

Onde: CEAO, Largo Dois de Julho, Salvador.

Entrada Franca.

Pré-venda do livro: [email protected], pelo facebook.com/editorasegundoselo ou pelo tel: (71) 98867-0244

Preço promocional do livro: R$ 40

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados