No Dia do Professor, Veneziano critica medidas do governo federal na educação

No Dia do Professor, comemorado nesta terça-feira (15), o senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) afirmou em Plenário ser necessário refletir sobre medidas adotadas pelo governo federal que podem prejudicar a educação e e os profissionais em sala de aula. Ele citou o bloqueio de verbas das universidades e dos institutos federais e o contingenciamento de valores destinados ao pagamento de bolsas-de-estudo como ações que vão na contramão do que é esperado de um país que quer se desenvolver. O senador criticou também o programa Future-se, ainda em estudo pelo governo federal. Segundo ele, a proposta pode acabar com a autonomia financeira das universidades públicas.

Veneziano Vital do Rego também questionou a Emenda Constitucional 95, de 2016, que limitou os gastos públicos. Ele disse ainda que a situação pode ficar pior, caso saia do papel a ideia do ministro da Economia, Paulo Guedes, de acabar com a vinculação orçamentária, medida que estabelece percentuais mínimos de investimentos em alguns setores.

— Diante de tudo aquilo que estamos observando, daqui a alguns dias, daqui a alguns meses, os percentuais exigíveis para investimentos por municípios, por estados, pela União, serão esquecidos ou, pelo menos, não serão mais exigíveis. Imagine a que grau de preocupação isso deve nos tocar, isso deve nos levar ao debate — disse.

Fonte: Agência Senado

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados