Ilha de São João é palco de mais uma audiência pública das Obras do VLT

Secretário de Mobilidade de Simões Filho garante que a obra do governo será abraçada pelo município
Com o objetivo de levar mais mobilidade, conforto e qualidade de vida aos moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, o governo do estado lançou o edital da implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho). Com isso, estão sendo realizadas audiências públicas representado pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, para esclarecer dúvidas da população sobre a desapropriação, moradia e forma de pagamento e compra.

Na noite da última quinta-feira (10), mais uma audiência foi realizada na Ilha de São João, localizada no Município de Simões Filho.Jackson Bonfim, Secretário de Mobilidade Urbana do município informou que a grande obra do VLT está sendo abraçada pela prefeitura, já que a população será beneficiada com um transporte rápido e confortável: “O município de Simões Filho vai participar integrando todo sistema de transporte público municipal ao VLT, na região de Ilha de São João, que é o antigo Intermunicipal que fazia a linha Simões Filho / Ilha de São João até Paripe/Calçada/ Comércio, trazendo um sistema de transporte mais confortável para a população”, disse. Jackson ainda informa que futuramente, será construída uma estação de transbordo no transporte urbano/ municipal com o VLT, dando conforto e agilidade no transporte de primeiro mundo.
OBRA
O VLT vem com a responsabilidade de substituir o trem do subúrbio, que já teve uma função importante no transporte de Salvador, mas com o tempo tratou de tornar ultrapassado completamente. Com cerca de 19 km de extensão, transportando cerca de 100 mil pessoas/dia, o projeto do VLT de Salvador estabelece uma realidade toda nova no meio de transporte, e restaura toda a região. Se o projeto inclui 21 paradas, ligando a região do Comércio até a avenida São Luís, em Paripe, pelas margens da Baía de Todos-os-Santos. Futuramente, através de um BRT, haverá conexão com a orla atlântica aqui na praia de Piatã. No lugar dos velhos trens, estarão os 126 carros de tração elétrica distribuídos em 18 composições. Carros superconfortáveis, capazes de transportar com segurança mais de 600 passageiros em cada composição; sistema eletrônico de sinalização, controle e bilhetagem.
“Nunca foi pensado algo que trouxesse dignidade para nós do Subúrbio, como essa obra que vem desde a Calçada até o Subúrbio. O VLT vai garantir o direito de ir e vir com rapidez. Ainda, a maioria da mão-de-obra será do povo do subúrbio. Haverá unidades do SIMM e SAC ao longo do percurso. É uma obra que traz uma série de oportunidades”, afirmou Roque Peixoto, morador do Alto do Cabrito.
Já o representante do movimento no Subúrbio, Gilvando Pinheiro, ressaltou a importância de deixar a população informada e diz que essa obra gigantesca irá se estender para outros municípios em breve: “Criamos o movimento para ajudar no desenvolvimento da região, entendendo que não vai chegar apenas para o Subúrbio como, também, nas adjacências: Ilha de São João, futuramente Aratu e Mapele. Essa obra vai trazer emprego e renda para população, aumentar o turismo. Por acreditar nisso, abraçamos essa obra do governo do estado”, concluiu.
TARIFA
Segundo informações, a tarifa ainda não foi definida, mas, as autoridades estudam um valor viável para a população.

Por Evilasio Sacramento

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados