Saiba quais são os sintomas da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti já começou em todos os estados do Brasil. Além de eliminar possíveis criadouros, a população também deve ficar atenta aos sintomas da dengue, como explica o médico sanitarista da Fiocruz, Cláudio Maierovith.

“Dengue é uma doença que geralmente começa com febre, que começa de repente, começa subitamente, como a gente fala, acompanhada de dor de cabeça, muita dor nos olhos, dor atrás dos olhos, dor no corpo muito forte, mal-estar. Esses sintomas costumam durar alguns dias. Na maior parte dos casos, a doença vai durar alguns dias e vai sarar sozinha.”

Mas atenção: a dengue pode levar à morte e possui quatro tipos de vírus diferentes. Cada pessoa pode ter até quatro vezes a doença e desenvolver complicações ou hemorragias.

“Uma vez que (a pessoa) tem a doença por um desses tipos e que sara desse tipo, ela fica imune, não contrairá novamente dengue por este vírus, mas poderá ter pelos outros três. E há uma particularidade: quando a pessoa tem dengue pela segunda vez – ou seja, por um segundo tipo de vírus –, existe uma chance maior de que a doença se agrave. Este agravamento pode ser percebido tanto por dores abdominais fortes, vômitos, sangramento, sensação de tontura, mal-estar…”
Caso os sintomas da dengue se manifestem, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima para o diagnóstico e tratamento adequado. Faça sua parte: combata diariamente o mosquito Aedes aegypti. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes.(Ag. do rádio)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados