Projeto Para Praia vence segundo lugar no prêmio Cidades Sustentáveis 2019

Salvador recebe mais um prêmio, dessa vez no campo da acessibilidade. O Para Praia, projeto que desde 2014 promove o banho de mar assistido para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, foi contemplado em segundo lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades, na categoria “Cidades pequenas, médias e grandes”. O prêmio é uma realização do Programa Cidades Sustentáveis e da OXFAM Brasil.

O objetivo do prêmio é reconhecer as administrações públicas municipais do país que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis. O Para Praia, idealizado e promovido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), já atendeu cerca de duas mil pessoas em seis temporadas.

Realizado sempre no verão, época em que o mar é mais calmo e o sol mais constante, o projeto promove banho de mar com total assistência. Professores e alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública utilizam, além de carinho e atenção, cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes para que os atendimentos aconteçam com conforto e segurança para os banhistas.

Também são disponibilizados no local chuveiros, banheiros químicos, tendas e uma dupla de salva-vidas para acompanhar a atividade, além do apoio de guardas municipais no local. Voluntários interessados em auxiliar, também participam da ação após passar por um treinamento e receber orientações de como executar a atividade dentro e fora da água.

“Não tenho dúvida que esse é um dos projetos mais queridos da Prefeitura e dos soteropolitanos. É o tipo de iniciativa que não é somente a execução de um trabalho, como tantos outros que fazemos e que são importantes. Esse vai além. Ele resgata a alegria e o amor pela vida através de algo que é tão simples para muitos de nós que vivemos em Salvador, que é o banho de mar. Portanto, esse prêmio reforça a importância de realizarmos cada vez mais políticas públicas de inclusão social”, diz André Fraga, secretário da Secis.

Durantes as seis edições do Para Praia, o projeto já passou pelo Farol de Itapuã, Boa Viagem, Ribeira, Ondina e São Tomé de Paripe, além de Itacimirim e Arembepe, no Litoral Norte.

Parcerias – A realização do Para Praia é fruto de uma iniciativa público-privada. Promovido pela Prefeitura, o projeto conta com os patrocínios da Brasken e do Salvador Shopping, parceiros e o apoio técnico da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Outras premiações – Em 2016, a capital baiana também foi contemplada com o prêmio Cidades Sustentáveis no campo da saúde e da mobilidade”. Na ocasião, entre os índices que deram vitória à capital baiana está a redução nos acidentes e mortes no trânsito e o aumento no percentual da frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Na saúde, Salvador concorreu na categoria “Cidades grandes”, que engloba municípios com população acima de 500 mil habitantes. A redução no número de óbitos de crianças com menos de um ano, a diminuição no total de nascidos vivos cujas mães tinham 19 anos ou menos e o aumento de unidades básicas de atendimento em saúde, entre outras medidas, deram a Salvador, na época, o segundo lugar, ficando atrás apenas de Campinas (SP). Foto: Marcelo Gandra/Secis

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados