Prefeitura-Bairro do Subúrbio alcança um milhão de atendimentos em cinco anos

Faz cinco anos que a dona de casa Ludmila Moreira, 31 anos, não sabe o que é ter que sair de Fazenda Coutos, onde mora, para ir ao Centro de Salvador buscar atendimentos relacionados ao Bolsa Família. Beneficiária do programa federal, ela conta que bastam 20 minutos a pé para chegar até a Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas, em Paripe, para fazer atualização cadastral. Ludmila faz parte do universo de mais de um milhão de atendimentos realizados pela unidade, que foi criada em 2014 e hoje abarca mais de 100 tipos de serviços públicos. O prefeito ACM Neto esteve no local, nesta quinta-feira (26), para comemorar este número.

Com direito a bolo comemorativo e espaços itinerantes de saúde e assistência social, o ato contou ainda com a presença do secretário de Articulação Comunitária, Luiz Galvão, do gestor da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, Alan Muniz, além outras autoridades, populares e imprensa.

“Fico emocionado de poder participar desse momento, de presenciar essa marca histórica de um milhão de atendimentos. Salvador é muito grande. São quase três milhões de pessoas e 163 bairros. Às vezes num bairro tem o equivalente a várias cidades. Tínhamos ciência de que a Prefeitura seria mais eficiente, ganharia em produtividade e teria melhor condição de prestar ações que tocam o dia a dia das pessoas mudando a lógica dominante ao levar a administração para perto dos problemas. Essa região sentia mais que qualquer outra a ausência do poder público”, disse o prefeito.

Números – Diariamente, cerca de 700 solicitações são atendidas e encaminhadas na Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas. Só para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a unidade realizou mais de 151 mil atendimentos, sendo que o mês de julho chegou a totalizar quase 15 mil serviços ofertados.

Entre as maiores demandas registradas estão as marcações de consulta e exames, emissão do cartão SUS e cadastramento para o Bolsa Família. Há ainda solicitações de limpeza, tapa-buracos, podas de árvore, serviços de iluminação e uma gama de outros serviços ofertados.

Vale destacar que a estrutura também soluciona demandas de órgãos como a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Defesa Civil, Secretaria de Ordem Pública (Semop), Limpurb e Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). Parcerias com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Junta Militar e INSS também viabilizam a prestação de serviços.

Região – Luís Galvão lembrou que a implantação das Prefeituras-Bairro em Salvador – atualmente são 10 espaços do tipo em funcionamento na capital baiana – saiu de proposta de campanha em 2012 para se tornar uma realidade. “Esse projeto já está consolidado. Os números falam por si só. É uma marca que a gente precisa comemorar porque foi uma decisão acertada em tirar a Prefeitura do Centro da cidade e colocar nas comunidades carentes, sobretudo aqui no Subúrbio, que é uma das regiões mais pobres”, disse.

A Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas atende comunidades de mais de quase 20 localidades, incluindo bairros do Subúrbio Ferroviário e das ilhas. São beneficiados os moradores do Alto Terezinha, Coutos, Fazenda Coutos, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré, Ilha dos Frades/Santo Antônio, Itacaranha, Nova Constituinte, Paripe, Periperi, Plataforma, Praia Grande, Rio Sena, São João do Cabrito, São Tomé, Colinas de Periperi, Ilha Amarela, Mirante de Periperi e Vista Alegre. A local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados, e o telefone de contato é o 3202-6700.

Vistoria – Depois de participar da comemoração na Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, o prefeito ACM Neto fez uma vistoria técnica para autorizar a requalificação completa da Praça João Martins, em Paripe. A área se tornará um dos principais espaços de lazer para os moradores da localidade. Foto: IURI SANTOS / REPÓRTER HOJE

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados