Projeto de Formação em Constelação Familiar Sistêmica oferece atendimento gratuito na Bahia

O Projeto Saúde Sistêmica nas Comunidades, idealizado pela professora e terapeuta carioca Patrícia Donban Machado, promove ações formativas e atendimento gratuito de Constelação Familiar, para a população de baixa renda, em Salvador e no interior do estado.
O curso, realizado em Lauro de Freitas, concede bolsas de estudo em troca de trabalho voluntário. Os profissionais formados fazem atendimento gratuito e o público também dá uma contrapartida social, “fazendo assim uma teia colaborativa, onde ninguém desempodera ninguém e todo mundo ajuda todo mundo”, explica Donban. O objetivo é democratizar o acesso a essa Prática Integrativa, que custa em média 300 reais por sessão em espaços terapêuticos convencionais.

A primeira edição do projeto, finalizada em agosto deste ano, formou 45 consteladores. A terapeuta integrativa Lia Vasconcelos foi a primeira concluinte a iniciar o atendimento social: “acredito que esta é uma oportunidade de contribuir para a saúde da população, já que a Constelação permite uma olhar sistêmico sobre as causas dos desequilíbrios que perturbam a harmonia da sociedade”, conclui a nova consteladora. O curso, com duração de um ano, começa no dia 2 de novembro. As inscrições estão abertas. Mais informações podem ser obtidas por email: [email protected] ou na página https://fb.me/saudesistemicanascomunidades

Crescimento da Constelação Familiar no Brasil

A Constelação Familiar Sistêmica é uma metodologia desenvolvida por Bert Hellinger, psicoterapeuta e filósofo alemão. A prática permite identificar as dinâmicas ocultas que influenciam os processos de decisão, buscando restaurar o equilíbrio do sistema familiar das pessoas ou da estrutura das organizações. Atualmente, faz parte do rol de ofertas de Práticas Integrativas Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde e é utilizada no Direito e no Serviço Social, para auxiliar em ações de divórcio, guarda de filhos e processos de adoção.

Patrícia Donban viveu em São Paulo nos últimos nove anos, onde realizou sua formação com Simone Arrojo, professora da Hellinger Schule, escola de Bert e da também terapeuta Sophie Hellinger. Agora, em fase de mudança para a Bahia, Pat, como é tratada por seus alunos, pretende expandir suas ações pelo Nordeste e quem sabe pelo restante do país: “a intenção é que o Brasil inteiro tenha acesso a essa metodologia”, afirma.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados