Festival da Primavera terá ação para popularizar o xadrez neste domingo (22)

Quem já se imaginou jogando xadrez e desistiu por pensar que a atividade demandaria muito esforço para aprender? Pensando nesse dilema que recai sobre este e alguns outros jogos de tabuleiro, como damas e futebol de botão, uma ação será promovida no Festival da Primavera para ensinar interessados em aprender essas três modalidades que possuem até competição profissional. A atividade ocorrerá neste próximo domingo (22), de 9h às 15h, no Porto Salvador Eventos (Avenida da França).

De acordo com o árbitro e presidente da Federação Baiana de Xadrez, Yuri Mota, a principal importância da ação é democratizar os jogos de tabuleiro. Em referência ao xadrez, ele explica que ainda há muitos mitos a cerca da prática.

“A principal importância dessa ação é, sem dúvida, popularizar o jogo e quebrar preconceitos. Tem muita gente que acha difícil ou acredita que é muito demorado. Essa é uma oportunidade para mostrarmos que não é isso, que há várias variantes e que dá para se divertir de diversas formas”, afirma.

Yuri destaca que, para os adeptos do xadrez, por exemplo, os benefícios vão além da diversão. “O xadrez, por exemplo, melhora o raciocínio, faz bem à saúde e os psicólogos recomendam a prática para pessoas que tem Alzheimer, além de ajudar crianças a terem mais disciplina e concentração”.

Primeiro serão realizadas oficinas para ensinar os interessados a jogar e depois serão abertas as disputas. No caso do xadrez, por exemplo, será realizado um torneio onde todos os oponentes irão se enfrentar. Serão disputadas duas modalidades de jogo: a tradicional e a blitz, sendo esta última uma partida com duração mais curta, no período de cinco minutos, para a execução dos lances mais dinâmicos por parte dos jogadores.

Todas as pessoas de qualquer idade podem participar da ação, que pretende mostrar ao público que não é difícil se divertir com jogos tradicionais, além de resgatar e estimular a prática de partidas de tabuleiro em Salvador. Não é necessário inscrição prévia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados