Requalificação do Jardim Botânico tem início nesta segunda (16)

O prefeito ACM Neto inicia nesta segunda (16), a partir das 9h30, as obras de requalificação do Jardim Botânico. A solenidade de assinatura da ordem de serviço acontece no próprio equipamento, localizado na Avenida São Rafael, em São Marcos. Com projeto da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), as intervenções possibilitarão a ampliação da estrutura física atual e, em especial, salvaguardar ainda mais o herbário existente.

A reserva, sob a responsabilidade da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), abriga cerca de 61 mil espécimes vegetais. Além disso, é uma das áreas da cidade a abrigar um espaço etnobotânico voltado para proteção e cultivo às espécies utilizadas em cultos afro-brasileiros, além de vegetais ameaçados de extinção. A área total a ser requalificada chega a 160 mil m².

Serão construídas edificações de caráter científico, voltadas ao estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica, conectados e acessados por uma trilha elevada em um percurso de 795 m de extensão pela mata. O equipamento ganhará também um edifício principal com área total construída de 2.219,45 m², dividido em dois pavimentos, um subsolo e uma cobertura aberta a visitas.

Além da ampliação do herbário, tornando-o um centro de referência na pesquisa da Mata Atlântica com capacidade para acomodar um grande número de espécies catalogadas, o projeto de requalificação do Jardim Botânico de Salvador propõe outras intervenções, a exemplo da construção de um pavilhão de observação da natureza e viveiros.

O Jardim Botânico ainda terá espaços expositivos digitais voltados à educação ambiental, um auditório para 50 pessoas, que será conectado com um foyer e uma área semi-coberta para atividades em grupo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados