Você conhece a diferença entre o turista e o viajante? Por Fagna Santos*

Nos últimos tempos tenho ouvido comentários desencontrados sobre viagem, não que eu seja alguma autoridade no assunto, apenas faço parte de um grupo que se considera viajante, curioso, que normalmente não é bem representado.

Falar de turismo necessariamente não quer dizer viagem, logo, você pode viajar perfeitamente sem sair da sua rua. Tenho repetido isso por aqui. Mas, vamos ao que realmente interessa, você conhece a diferença entre o turista e o viajante?

Turista e viajante são pessoas consideradas por muitos, iguais. No entanto, é importante desmistificar cada posição. O turista quando viaja ele tem em mente a simples sensação de passear, gastar, se hospedar em hotéis de luxo, de fácil acesso, usufrui de tudo do bom e do melhor, desde que não tenha esforço algum. Os cartões postais são seus pontos preferidos.

O viajante é um tipo cheio de particularidades. Ao viajar ele se programa pra uma imersão cultural, explorar todas as experiências que estiverem ao seu alcance, conhecer novas culturas. Um simples papo com o “tiozinho” no pé do balcão lhe faz ganhar a viagem. Gostam de se aventurar por locais desconhecidos e inexplorados. Se hospedam em pousadas e hostels mais simples, seu foco é conhecer locais que o turismo não impulsiona a economia. Interagir com a comunidade, objetivos completamente diferentes, mesmo que os postais também estejam em seu roteiro.

Um turista adora ser chamado de turista, isso eleva o status na sociedade, o viajante não. As fotos do turista em sua grande maioria são de coisas famosas. Tende a viajar em grandes grupos ou família. O viajante prefere as coisas e pessoas comuns, que lhe tragam sentido. Viaja sozinho ou com acompanhante e tudo que precisa carrega em uma mochila.

E você, prefere o título de turista ou viajante?
*Eu sou @fagnasantos, jornalista e viajando sem sair de casa😉.

Categorias: Coluna,Noticias

Comentários estão fechados