Salvador ganha nova base descentralizada do SAMU na orla da Pituba

A Prefeitura inaugurou na tarde de hoje (05) mais uma base descentralizada do SAMU, além de entregar 22 novas ambulâncias, renovando a frota de veículos do serviço em 100%. A base foi instalada na Praça Wilson Lins, na Pituba, no local onde há a Arena Aquática. A cerimônia contou com a presença do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis e do secretário municipal de Saúde, Leo Prates, entre outras autoridades.

“Nós mais do que dobramos, nesta gestão, o número de bases do SAMU, com sete entregas. Isso tem significado preservação de vidas. Quanto mais próximo o SAMU estiver de uma ocorrência, melhores são as chances de se preservar aquela vida vitimada por um acidente, por exemplo. Por isso, nossas equipes têm conseguido prestar esse socorro com mais agilidade, com um tempo de resposta menor”, discursou ACM Neto.

A nova base contará com duas ambulâncias, uma de suporte básico de vida, para atender os casos de menor gravidade, e outra avançada, para as ocorrências mais graves. As unidades de suporte básico são tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor. Já as avançadas possuem uma UTI móvel e contam com enfermeiro, médico e o condutor. A estrutura da base do SAMU também vai dispor de área administrativa, refeitório e dormitório e terá o apoio da Guarda Civil Municipal.

“Essa é uma política acertada da gestão, ampliando este que é um dos serviços de saúde mais elogiados da cidade. Ambulância também pega trânsito. Daí a importância de investirmos na descentralização do SAMU”, avaliou o titular da secretaria de Saúde, Leo Prates. Ele ressaltou ainda que o local da nova base foi pensado estrategicamente pela Prefeitura, visando atender, com mais rapidez, bairros como Amaralina, Itaigara, Pituba, Stiep, Costa Azul e Santa Cruz, além de abranger avenidas de tráfego intenso, como a Manoel Dias da Silva e a ACM, que têm um histórico grande de ocorrências.

Renovação – Em complemento à nova base, a renovação da frota vai reduzir os custos com manutenção mecânica e aumentar a eficiência do serviço. O SAMU conta hoje com 41 ambulâncias, sendo que 19 delas foram renovadas em fevereiro desse ano, durante o Carnaval, e as outras 22 serão trocadas no evento desta quinta-feira. Com isso, os veículos terão menos de um ano de uso. Orçadas em R$ 3 milhões, as ambulâncias foram cedidas pelo Ministério da Saúde.

Atendimentos – O SAMU registra uma média de 250 atendimentos por dia e cerca de mil chamados realizados diariamente na central de atendimento. A base da Pituba será a 13ª em Salvador. Antes dela, as ocorrências próximas a esse bairro eram atendidas pela base dos Barris. Com a inauguração, os atendimentos da região terão menor tempo-resposta.

Além da capital, o SAMU de Salvador atende aos municípios Vera Cruz, Lauro de Freitas, Simões Filhos, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Itaparica, Saubara e Santo Amaro. Foto: Max Haack/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados