Projeto chega a atender até 1.600 pessoas em quatro horas_
A Prefeitura-Bairro Itinerante (PBI) já realizou cerca de 31 mil atendimentos de janeiro a agosto de 2019. O projeto reúne diversos órgãos e secretarias municipais em um local estratégico aproximando a população dos serviços públicos e dinamizando a resolução de diversas questões que, habitualmente, são resolvidas em horário convencional, apenas durante a semana.
De acordo com Luiz Galvão, secretário geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro de Salvador, a gestão tem descentralizado seus serviços para que, a cada dia, a população tenha atendimentos mais precisos e eficazes. “A Prefeitura-Bairro Itinerante concentra os principais serviços executados diariamente em nossas sedes levando-os para as localidades mais afastadas dos bairros. Em apenas quatro horas o projeto consegue atender até mil e seiscentas pessoas. Nossa meta é continuar elevando esse número oferecendo sempre um atendimento preciso e eficaz”, contou o gestor.
Dentre os serviços mais procurados estão o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Primeiro Passo, além de serviços de saúde como consultas médicas e vacinação.
Durante as edições da PBI, a população também tem acesso a atendimentos do Balcão de Justiça, Defesa Civil e do Consumidor, Coelba, bem como consultas a vagas de emprego através do Sistema de Intermediação de Mão de Obra – SIMM, além de poder registrar sugestões e queixas através da Central Municipal de Relacionamento com o Cidadão
(Ouvidoria), participar de apresentações e palestras, dentre outras atividades.
A criançada conta ainda com a programação infantil do Ruas de lazer, que disponibiliza brinquedos como cama elástica, totó e ping pong.7