Dia do Folclore anima alunos de escola municipal em Alto do Cruzeiro

Com o objetivo de resgatar estórias tradicionais da cultura brasileira, os alunos da Escola Municipal Saturnino Cabral, em Alto do Cruzeiro, participaram de um momento especial em alusão ao Dia do Folclore, comemorado nesta quinta-feira (22). Cerca de 250 estudantes entre 4 e 9 anos dos turnos matutino e vespertino desenvolveram as atividades de dança, teatro e música em conjunto com gestores e professores.

“O folclore para gente é mais do que um evento especial, é um resgate. Se a gente não tomar esse cuidado de mostrar às crianças quais eram as brincadeiras e cantigas de antigamente, isso vai se perder”, avaliou a diretora da instituição Jaciara Nogueira dos Santos Araújo, de 51 anos.

As atividades começaram a ser desenvolvidas desde o início deste mês pelos gestores e professores. Dentro da proposta, os alunos foram provocados a realizarem pesquisas e atividades em sala de aula voltadas ao tema. Na ocasião, foram apresentados o musical “A linda Rosa juvenil” e “O sítio do pica-pau amarelo”, cantigas de roda, samba de roda, boi bumbá, exposição e encenação da Lenda da Iara. Para dar vida às apresentações, os pequenos estavam caracterizados com os respectivos personagens.

Aluna do 4º ano, Ana Beatriz Lima Gomes, 9 anos, se preparou para apresentar com a turma uma poesia e, logo em seguida, uma dança. “Na minha antiga escola eu nunca tive essa oportunidade e eu só tenho a agradecer. Eu gostei muito de aprender sobre as lendas. A minha favorita é a do Curupira”, disse. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados