A falta de cinemas no Brasil e a contribuição das universidades para mudança é tema de debate no Polêmicas Contemporâneas da TVE

O Polêmicas Contemporâneas desta segunda-feira (19) traz o gerente de relacionamento com as comunidades de cultura, artes e humanidades na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Álvaro Malaguti, para discutir cinemas e os desafios de expansão do parque exibidor brasileiro e a contribuição das universidades. A exibição é às 23h, na TVE Bahia.

Na apresentação ele explica que a RNP é uma organização social que opera e mantém a estrutura de rede para as universidades, institutos federais e outras instituições de ensino, cultura, educação e pesquisa, e tem infraestrutura de alta capacidade e alto desempenho para esse universo de rede de educação.

Álvaro defende o cinema como uma linguagem importante para formação humana e para aprender o mundo e suas relações. Nos dados que apresenta sobre o cinema do Brasil em 2017, apenas 10% dos municípios possuem salas de cinema. Na Bahia, Salvador tem 101 salas e os outros municípios, apenas 35.

Sobre a importância das universidades para aumentar os postos de exibição, Malaguti apresenta dados que mostram a presença das universidades em 1.400 localidades do território nacional, sendo um circuito alternativo de caráter popular. “Para aumentar as salas de exibição, é preciso entender sobre a especificidade e como operar e abrir para o público externo”, afirma.

A série Polêmicas Contemporâneas é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (Diversifica/UFRB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados