Formatura do Curso Profissional da Funceb + Celebração da Cultura Popular Caixa de entrada x

A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia vai formar a sua trigésima primeira turma de alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio oferecido pela Escola. As mostras finais serão abertas ao público e acontecem nos dias 19, 21, 26 e 28 de agosto, sempre às 18h30, no Teatro Sesc Senac Pelourinho.

No primeiro dia de mostras (19), o formando Rafael Ruvenal leva ao palco “Reinventar-se”, inspirado na técnica da palhaçaria como estímulo a se reinventar a cada momento. “Mandalas Negras”, de Clara Souza, aborda o movimento conjunto de mulheres negras nas bases das estruturas sociais. Gadriela Brito apresenta “Poetry”, tratando dos desconfortos internos; e, David Barros, em “Às Vez Nenhé, Mas É” alia a cultura hip hop com a cultura nordestina. No dia 20, às 17h, na Praça Cruz Caída, haverá apresentação única de “Fervo Universal Profanus Das Corpas Unidas”, do aluno Jão Nogueira.

Dia 21 é a vez de Everton Bispo apresentar “O dito, o não dito e o por dizer”, em que dança e poesia são expressadas como resistência cultural e afro diaspórica. “Branda”, de Talita Sueli, apresenta a força mística de mulheres que enfrentam dores. Camila Reis denuncia a insensibilidade humana em tempos tecnológicos com “A Sociedade Espetaculosa”. Em “Verso livre”, Lucas Lemos exibe uma obra futurista sobre poluição; e é “Do barro ao chão”, de Rafael Souza, que encerra a noite sobre as precariedades e a fé humana.

Em “Entrelaços”, no dia 26, de Dália Helena, trata dos fios (visíveis ou não) que nos conecta. Já em “Amado: a poética do amor”, as experiências pessoais de Raquel Luna ganham evidências. Nathália Carvalho apresenta “Baile”, convocando as memórias e a ancestralidade para dançar. Nesta noite também se apresentarão Robson Ribeiro com “Presa”, sobre libertação e poder; e “Ethos” de Fabiana Lima, que faz uma reflexão aristotélica sobre o ser e o seu caráter.

O desfecho da programação acontecerá no dia 28 com “Sutaque”, de Leandro Matos, que traz ritmos de uma verdadeira sergipanidade. Em “Para dizer ao tempo: travessia”, Marília Sena retrata caminhada e seus atravessamentos. “Nós por elas” de Roberta Gravina sugere uma indivisibilidade dos encontros femininos. Danilo Lima fecha a noite com “Ngoma Uasambe”, abordando a relação ancestral marcada pela umbigada, pontos e giros.

Serviço:

Mostras finais – Formatura da 31ª turma do Curso Profissional em Dança da Funceb

Quando: 19, 21, 26 e 28 de agosto de 2019 | No dia 20, às 17h, na Praça Cruz Caída, será apresentação de Jão Nogueira

Horário: sempre às 18h30

Local: Teatro Sesc Senac Pelourinho ( Largo do Pelourinho, nº 19)

Gratuito

Fotos: Ravena Maia

formatura_ftRavena_Maia.jpg

Formatura_ftRavenaMaia2.jpg

_______________________________________________________________

Escola de Dança da Funceb promove celebração da Cultura Popular no Centro Histórico de Salvador

Apresentação com alunos do Curso Preparatório vão se apresentar no dia 22 de agosto, às 15h, no Pelourinho

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial, a cultura popular é anualmente lembrada no calendário escolar de todo o Brasil durante o mês de agosto. Na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) não é diferente. Durante todo o mês acontecerão diversas atividades artístico-pedagógicas promovidas pela instituição.

No dia 22 de agosto, às 15h, na Praça Teresa Batista, no Centro Histórico de Salvador, os alunos do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb vão apresentar coreografias de Dança Afro, Danças Populares, Balé Clássico e Capoeira.

“Tudo isso para celebrar e manter viva as manifestações populares que são fontes de inspiração, referência e que dizem muito sobre a nossa história. A Escola de Dança da Funceb possui um histórico importante na formação, difusão, pesquisa e memória das danças de matrizes africanas e cultura popular”, diz a coordenadora do Curso Preparatório, Rose Bárbara.

Serviço:

Celebração da Cultura Popular com alunos do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb

Quando: 22 de agosto de 2019

Onde: Praça Teresa Batista, às 15h, Largo do Pelourinho

Gratuito

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados