Confira a programação do segundo dia da Semana do Clima em Salvador

O segundo dia da Semana do Clima, nesta terça-feira (20), volta a contar com uma programação recheada de debates e discussões com temas ligados à agenda de ações regionais para o combate à crise climática. A primeira atividade está marcada para as 9h, com a palestra “Financiamento climático para cidades da América Latina”, que será ministrada pelo chefe da Divisão de Mudanças Climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Amal-Lee Amin.

Às 9h40, o público poderá conferir outra palestra, desta vez com a abordagem: “Perspectiva das cidades – desafios e soluções para financiamento climático para cidades”. O evento terá as presenças da diretora de Captação de Recursos de Salvador, Ana Benvinda Teixeira Lage, e da analista Tatiana Alves, da Global Innovation Lab for Climate Finance, Climate Policy Initiative. Ainda estarão na mesa a diretora de Projetos Financeiros do Ministério do Desenvolvimento, Luciana Capanema; o consultor sênior da Sitawi Finanças do Bem, Guilherme Teixeira; além da representante da Fundação Avina Telma Rocha.

Às 11h10, a Semana do Clima reunirá especialistas e gestores para falarem sobre as “Perspectivas do setor financeiro – desafios e soluções para financiamento climático para cidades”. O encontro terá participação do diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Luiz Noronha; do sócio-diretor da Albion Capital, Paulo Todaro; do diretor-regional para o Brasil e Conesul da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orliange; e do superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Pedro Henrique Pinheiro.

A partir da tarde, às 14h30, o Salvador Hall receberá a presença do assessor da Organização Panamericana de Saúde, Daniel Buss, que falará sobre a “Saúde como o pulso da nova agenda urbana”. Às 14h30, Marina Grossi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, apresentará aos participantes uma discussão sobre “Perspectiva do setor Privado na agenda climática”. Às 15h10, acontecerá a sessão ICLEI/C40/ 100 Cidades Resilientes.

Agenda – A Semana do Clima da América Latina e Caribe acontecerá até sexta (23), reunindo representantes de 26 países e mais de 5 mil inscritos. Nesta quarta (21), a partir das 9h, acontecerá a plenária do evento, com a presença do prefeito ACM Neto; do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia; do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; do representante da ONG WWF (Fundo Municipal para a Natureza, Manuel Pulgar Vidal; da coordenadora residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic; e do diretor sênior de POlítica e Programa de Mudanças Climáticas da ONU, Martin Frick.

A partir de então, durante todo o dia, serão realizados diversos eventos em blocos temáticos sobre quatro das nove temáticas da Cúpula sobre a Ação Climática da ONU: transição energética; transição da indústria; infraestrutura, cidades e governos locais; e soluções baseadas na natureza. Na ocasião, serão feitos desde diálogos técnicos a troca de experiências em ações para combater as mudanças do clima na América Latina.

Às 16h de quarta, o vice-prefeito Bruno Reis faz a abertura institucional de um bloco temático que vai discutir soluções baseadas na natureza, ecossistemas e recursos hídricos nos oceanos. O evento é liderado pela organização The Future Ocean Aliance, e visa a formação de um grupo para discutir o tema com início em Salvador e aprofundamento na COP-25, no Chile.

Quinta – A quinta (22) será marcada por plenárias que abordarão os temas relacionados às mudanças climáticas. Às 9h, o prefeito ACM Neto e ministros de meio ambiente de diversos países como Brasil, Argentina, Guatemala e Trinidad e Tobago estarão presentes na plenária “Segmento ministerial: rumo à COP25 e esforços para alcançar as metas do Acordo de Paris”. O ministro Ricardo Salles estará presente na plenária seguinte, que acontece às 10h, sobre as políticas de meio ambiente do governo brasileiro.

Destaques do último dia – Na manhã de sexta (23), diversos eventos paralelos acontecerão. O “Painel com prefeitos”, que inicia às 10h, vai reunir autoridades da América Latina e Caribe para fortalecer o engajamento das cidades nas questões ambientais. Além de ACM Neto, estarão presentes os prefeitos de Santiago do Chile, São Paulo e Manaus, dentre outros.O prefeito de Salvador vai mediar o painel.

Ainda pela manhã, haverá workshops sobre economia circular, financiamento climático e transparência. Às 12h30, será realizada a última plenária com a cerimônia de encerramento da Semana do Clima.

Neste dia também, um grafite no mural da Cidade do Clima será entregue, às 13h, com a presença das crianças da Associação Pracatum e autoridades. A arte será iniciada na quarta-feira (21) com 50 alunos de escolas públicas e professores que participam do projeto “Tô ligado na energia”, em parceria com a Coelba.

Ações – Todos os dias, durante os intervalos para almoço da Semana do Clima, serão realizados ainda eventos paralelos, como os Centro de Ação (Action Hub), que vão demonstrar atividades importantes realizadas pela sociedade na área de meio ambiente, e os “side speakers”, debates sobre temas de interesse ambiental. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados