Prefeitura inicia capacitação para melhorar qualidade dos projetos ao cidadão

A melhoria da qualidade dos projetos elaborados pela Prefeitura para assegurar cada vez mais obras e intervenções que melhorem a vida dos cidadãos de Salvador é o propósito do Curso de Extensão de Educação Profissional: Gestão e Modelagem de Projetos, ofertado a 160 servidores e colaboradores municipais que atuam na área de gestão. O ponto de partida para a capacitação, realizada em parceria com a Baiana Business School, ocorreu com a aula magna “Desafios da Liderança na Gestão de Projetos”, ministrada pelo professor Marcelo Gantois e que contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, nesta quinta-feira (15), na Faculdade Baiana de Direito, no Stiep.

De acordo com o prefeito, o propósito da capacitação é permitir que os principais órgãos estejam mais bem preparados para a elaboração e gestão de projetos, algo que é tão estratégico para a administração pública e que, em 2013, ainda não possuía a qualidade necessária para o desenvolvimento das ações. “Aos poucos, foram superadas as dificuldades e a Prefeitura começou a melhorar a qualidade desses projetos. Considerando que mudamos de patamar e o tamanho dos desafios municipais aumentou, sem dúvida é essencial que a Prefeitura precisa estar mais preparada para esses desafios. Por isso, a ideia desse curso foi prontamente adotada para, também, deixar um legado para a cidade”, discursou ACM Neto.

O secretário da Semge afirmou que a ação de capacitação de servidores está inserida no Planejamento Estratégico do Município e já alcança 6 mil cursos promovidos. “Esta capacitação está voltada para servidores e colaboradores que exercem ou possuem perfil de liderança no serviço público. Além disso, serve também como momento de integração de toda a Prefeitura. Que todos possam aproveitar e aprender bastante, olhando para o futuro e fazendo uma administração municipal cada vez melhor”, afirmou Dantas.

Sobre a parceria na atividade, o mantenedor da Faculdade Baiana de Direito, Francisco Sales, afirmou que a qualificação profissional é um dos legados que podem ser deixados para o futuro e para a cidade. “Esse é um requisito para uma gestão moderna como a da Prefeitura, que possui centenas de projetos e que podemos ver como resultado disso uma nova Salvador”, pontuou.

Dinâmica – A capacitação tem o objetivo de investir na formação e na qualificação dos servidores e empregados da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), e ocorre entre os meses de agosto e outubro. Serão quatro turmas de 40 funcionários e, com carga horária de 60 horas, as aulas acontecerão sempre às sextas-feiras e sábados, totalizando 12 horas semanais.

Os conteúdos serão transmitidos através de metodologias ativas e inovadoras que aliam teoria à prática, utilizando-se de cases e simulações empresariais. O curso segue as orientações mundiais do Project Management Institute (PMI) através da Base de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK, em inglês), um dos mais conceituados conceitos para quem atua na área.

“Esse curso é de extrema relevância para nós, que trabalhamos com gestão de recursos públicos. No meu caso, desenvolvo um trabalho da Prefeitura, em parceria com o Banco Mundial, que atua na gestão de um grande projeto que envolve as áreas de saúde, educação e assistência social. Essa capacitação vai dar subsídios para que a gente possa fazer uma intervenção mais qualificada, para trazer melhores serviços e qualificar os já existentes para o cidadão”, exemplificou a gerente de monitoramento do programa Salvador Social e servidora da Casa Civil, Ana Amélia Amorim.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados