Deputados homenageiam na Assembleia 221 Anos da conjuração dos Alfaiates

O dia 12 de agosto, data do aniversário de 221 anos da Revolta dos Búzios ou Conjuração dos Alfaiates, foi lembrada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo deputado Jacó Lula da Silva (PT) e pela deputada Fabíola Mansur (PSB). As falas durante a sessão ordinária reverenciaram a memória dos mártires do levante investido de ideais libertários, os líderes João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luis Gonzaga das Virgens e Veiga. Também exaltaram a iniciativa do Governo do Estado em dar visibilidade às heroínas negras que atuaram na revolta: Luiza Francisca, Lucrécia Maria, Domingas Maria, Ana Romana e Vivência Maria. O movimento, como lembrou o parlamentar petista, ficou conhecido também como Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates. “Além da independência, buscava a liberdade dos escravos e a igualdade racial e social. Foi a primeira manifestação libertária em que o povo teve protagonismo”, afirmou.

A socialista, que apresentou moção sobre o tema, disse em seu discurso que a revolta foi o primeiro movimento negro que constituiu a luta por ideais de igualdade, fraternidade e liberdade. “Precisamos comemorar esse levante centenário. Os revolucionários foram os primeiros deputados baianos”, considerou Fabíola, frisando que o Legislativo baiano já aprovou a criação de um memorial aos heróis da revolução e tem ainda em tramitação a proposta de instituir a Comenda da Liberdade Revolta dos Búzios.

O deputado Marcelino Galo (PT) comemorou a chegada do sinal digital da TVE no município de Ipirá, a cerca de 200 km de Salvador. Presente à solenidade de inauguração do canal 10.1 da emissora, nesta segunda-feira (12), o parlamentar destacou a riqueza da sua programação, que prioriza a cultura local, além das coberturas especiais, como as do Carnaval, em Salvador, e os festejos juninos, no interior da Bahia.

O deputado Adolfo Menezes (PSD) manifestou preocupação com o rumo do país. Para o legislador, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), “deu carta branca para o desmatamento” e deixou o meio ambiente de lado. Da mesma forma, o deputado Fabrício Falcão (PCdoB) tratou do cenário nacional em seu discurso. “A função maior de um presidente, além da governança, é unificar, pacificar os diferentes em prol de uma sociedade justa e igualitária”, discursou. Para o legislador, o mandatário nacional “acorda e dorme” pregando a divisão do povo brasileiro.

Capitão Alden (PSL) analisou dados do chamado Atlas da Violência, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na semana passada. Segundo o social liberal, os números são preocupantes, como o número de assassinatos de jovens e mulheres na Bahia. Ele defendeu o aumento do efetivo das polícias civil e militar, além do número de delegacias especializadas no atendimento à mulher na Bahia.

NOVO HOSPITAL

O lançamento da pedra fundamental para a chegada do Hospital Mater Day a Salvador foi o assunto levado ao plenário pelo deputado Alan Sanches (DEM). De acordo com o parlamentar, o empreendimento, que ficará na Avenida Garibaldi, vai gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos e representa um investimento de R$ 500 milhões na capital baiana.

O deputado Zé Raimundo (PT) pediu que fosse registrado, nos Anais da Casa, artigo de sua autoria, intitulado “Rocha que voa – O novo aeroporto de Vitória da Conquista”, publicado no jornal A Tarde, dia 25 de julho. O texto refere-se à homenagem que prestou, fruto de projeto de lei em conjunto com o deputado Fabrício Falcão (PCdoB), dando o nome do cineasta conquistense Glauber Rocha ao equipamento recém-inaugurado.

Os deputados Robinson Almeida e Rosemberg Pinto (PT) trataram de um tema que atinge os taxistas que tentam renovação de frota com créditos concedidos pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Os petistas informaram que tentam o intermédio entre os profissionais e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). Segundo Almeida, o TCE recomendou que a Desenbahia exigisse apresentação de apólice de seguro em financiamentos de carros para os taxistas. O problema enfrentado pelos condutores é que a agência estadual não aceita seguro feito por cooperativas, medida adotada por boa parte dos profissionais por causa do baixo custo. “Estamos buscando com o TCE que reveja a resolução aplicada à Desenbahia. Encontrei no presidente do tribunal, conselheiro Gildásio Penedo, uma boa acolhida da nossa sugestão”, informou Robinson Almeida.

Rosemberg Pinto também lembrou que esteve diversas vezes com a comissão dos taxistas no TCE baiano e diz esperar que uma boa solução seja encontrada para o impasse. “É preciso que os taxistas, em suas organizações, possam garantir o seguro necessário para operação de crédito junto à Desenbahia”, desejou o petista.

Alex da Piatã destacou o aniversário da cidade de Valente, no nordeste baiano, comemorado neste 12 de agosto. O parlamentar contou que esteve nos festejos dos 61 anos no final de semana, quando aconteceu a 10ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (Feirafes), e parabenizou os organizadores pela execução do evento.

Em seu discurso na tribuna, o deputado Targino Machado (DEM) falou das condições das estradas BR-324 e BA-502. Na BR-324, estrada federal que liga a capital baiana à Feira de Santana, descreveu o parlamentar, há desnível de até um metro entre a pista de rolamento e o acostamento. A BA-502, entre Feira e a BR-101, segundo o democrata, necessita de acostamento e enfrenta falta de conservação.

A sessão ordinária foi marcada ainda pelo registro da morte do ex-prefeito de Ipirá, Aníbal Aragão, vítima de um acidente automobilístico na Estrada do Feijão, nesta segunda-feira. A notícia foi passada pelo deputado Jurandy Oliveira (PP) em comunicação inadiável. O pepista e o deputado Targino Machado (DEM) manifestaram pesar pela perda do político ipiraense. Ao fim, o presidente da sessão, Vitor Bonfim (PL), fez um minuto de silêncio em homenagem a Aragão.

Categorias: Destaque,Noticias

Comentários estão fechados