Bate-papo e interação inicia preparação dos alunos do Ingressar para Enem 2019

Foi dada a largada para os alunos do programa Ingressar se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 300 estudantes estiveram presentes na aula magna realizada nesta terça-feira (13), no auditório da Faculdade Uninassau, no bairro da Pituba. O encontro interativo foi um momento onde os jovens puderam participar de uma conversa com a secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, e assistir a uma palestra com o fundador do Brasil Talks, Yang Mendes.

Coordenado pela SPMJ, o Ingressar tem como objetivo dar oportunidade para jovens de baixa renda, moradores de Salvador, que não têm condições de pagar por um pré-vestibular. “O jovem é um cidadão em formação e ele precisa ser motivado e incentivado a buscar sua formação acadêmica. Esse programa é um investimento na preparação e qualificação desses jovens para que, futuramente, eles possam estar inseridos em uma universidade”, declarou Rogéria.

Com o tema “A diferença que faz a diferença: Mente de campeão”, o palestrante levou para os estudantes a importância de acreditar em si e no poder da mente. “Através de exemplos de figuras hoje tão conhecidas, mas que já passaram por muitas dificuldades, venho reforçar a necessidade desses jovens acreditarem em si e no seu potencial. É uma maneira de fomentar o conhecimento e trabalhar na formação dessas pessoas. É um momento de agregar valor para a vida desses estudantes”, afirmou Yang.

Motivação – Desde que concluiu o ensino médio no ano passado, Evelyn Alves, 18 anos, sonha em ingressar na faculdade para cursar Psicologia. “Muitas vezes não temos condições de arcar com os custos de um cursinho e ter sido selecionada para participar desse programa foi algo maravilhoso. Esse curso vai me ajudar bastante, auxiliar meu conhecimento e me permitir chegar preparada na hora da prova. Estou muito empolgada”, relatou.

“Essa oportunidade é muito importante para mim, pois é um impulso para a realização do meu sonho de cursar Jornalismo em uma universidade pública e, através disso, poder alcançar meus objetivos. Através desse preparatório, vou acumular mais conhecimentos e poder montar estratégias de estudo para chegar totalmente preparado no dia do vestibular”, revela Pedro Henrique Silva, de 22 anos.

Funcionamento – O Ingressar é uma política pública do município que beneficia jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador e que estejam cursando ou sejam egressos do 3º ano do Ensino Médio ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino, ou, ainda, bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio. A iniciativa chega à segunda edição em 2019 e ofertou 800 vagas, o dobro em comparação ao ano passado.

As aulas estão acontecendo em quatro empresas credenciadas ao programa. São elas o Aprovado Centro de Formação Profissional, Fortunato Instituto de Pesquisa e Estudo, Centro Preparatório para Cursos Willian Kelvin e Preenem Realizações Educacionais.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados