Isidório Filho parabeniza estudante vencedor na Mostra Nacional de Feiras de Ciências

O deputado Pastor Isidório Filho (Avante) parabenizou o estudante Maicon Douglas dos Santos, 17 anos, pela conquista do 1º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra na I Mostra Nacional de Feiras de Ciências, atividade que integrou a 71ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Estudante do 3º ano do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras 4, o jovem recebeu moção de aplausos apresentada pelo parlamentar à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

No documento, Isidório Filho contou como o estudante baiano ganhou destaque nacional. Segundo ele, Maicon desenvolveu um jogo inovador para o Projeto Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado. O projeto inicial era uma ferramenta didática de ensino. Tutoreado pelo professor Jorge Lúcio Rodrigues, o estudante evoluiu a ferramenta para o jogo “Razão Celeste”, uma plataforma multimídia “muito interessante sobre Astronomia, que alia tecnologia com uma didática simples e efetiva”.

O “Razão Celeste” ilustra, em 2D e 3D, o Sistema Solar, “facilitando o entendimento das relações entre seus astros, da sua fragmentação e da sua movimentação”, descreve o deputado. O jogador explora os planetas por meio de espaçonaves que podem ser melhoradas com a obtenção da moeda Astrocoim e que são recebidas como recompensa pelos acertos nas respostas do quiz.

O jogo ganhou destaque também no Encontro de Jovens Cientistas da Bahia (EJC), em 2018, no qual conquistou o 2º lugar na modalidade jogos, e recebeu este ano o 2º lugar em competição de jogos digitais no Simpósio de Jogos Eletrônicos em Educação (SJEEC), sendo que Maicon foi o único estudante da Educação Básica participante.

“Parabenizar este brilhante estudante, fruto da escola pública, é colocar em evidência o talento dos jovens baianos e ressaltar que o sucesso do jovem Maicon é fruto da sua família e também da dedicação e da obstinação de todo corpo docente do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, todos muito bem representado pelo professor tutor Jorge Rodrigues”, destacou o deputado.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados