Atuante no combate à violência contra a mulher e ao racismo, Ireuda Silva é homenageada pelo dia da mulher negra

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (PRB), foi homenageada em um evento em comemoração ao dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, na noite da última sexta-feira (26), em Lauro de Freitas. O encontro foi promovido pela Rede Nacional de Apoio à Mulher.

A solenidade, presidida por Helena Posener, aconteceu na Mansão de Vilas em Lauro de Freitas, foi aberta com a Banda Los Candelas abrilhantando o evento. Além de Ireuda, as mulheres homenageadas foram: Ireuda Silva, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em Salvador; Terezinha Barros, primeira secretária de Política para Mulheres (SPM) de Lauro de Freitas; Maria de Lurdes, juíza da segunda Vara de Família da Comarca em Lauro de Freitas; Fabiane Almeida, advogada feminista das Marias e presidente comissão de Direito Militar da OAB –BA; Genivaldete de Jesus, presidente do Instituto do Câncer (IVECAN); Sulle Nascimento, coordenadora do Centro de Referência Lélia Gonzáles (Centro de Amparo à Mulher Vítima de Violência) e membro do Conselho Municipal de LF; e a capitã da Polícia Militar Sheila Barbosa.

Segundo Helena Posener, especialista em direito da mulher, a luta contra o racismo deve ser abraçada por todos. “Este evento é mais um grito de alerta para os poderes públicos e a sociedade, tendo em vista que a discriminação contra a mulher negra cresce cada vez mais, com números assustadores. Unidas com certeza somos mais fortes”, concluiu.

Para Ireuda Silva, foi uma honra receber a premiação. “Recebo com alegria, orgulho, mas também humildade. O Dia Internacional da Mulher Latino-Americana e Caribenha é um símbolo da união de todas nós, mulheres, por direitos, espaços, emancipação e empoderamento. É também uma luta contra o racismo, do qual somos vítimas históricas. Além disso, precisamos valorizar nossas raízes e enaltecer nossa cultura, que sempre foi tão depreciada. Não podemos aceitar retrocessos. A mulher latina e negra é sinônimo de luta e resistência”, disse a republicana.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados