Sociedade civil elege representantes para conselho do Parque Marinho da Barra

Membros da sociedade civil elegeram nove instituições para compor o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Marinho da Barra, criado em abril deste ano em decreto assinado pelo prefeito ACM Neto. Dentre os eleitos constam instituições de ensino superior, associações e organizações sem fins lucrativos atuantes no local. Integrantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal serão indicados pelo órgão gestor da unidade de conservação: a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). A eleição ocorreu no último dia 16 de julho .

O novo conselho tem por finalidades debater, formular e deliberar diretrizes para planos, programas e projetos referentes à nova unidade de conservação, bem como fiscalizar a execução e integrar a participação social no processo de gestão, visando a proteção ambiental e cultural do lugar.

“Essa é mais uma etapa vencida no sentido de assegurar a legitimidade do compromisso feito pela prefeitura com a preservação desse patrimônio natural que é a Baía de Todos os Santos. Agora é continuar organizando, junto com os representantes da sociedade civil que compõem o conselho, os próximos passos para estruturar a gestão do parque”, explica André Fraga, titular da Secis.

Constam ainda das atribuições do órgão a elaboração do próprio regimento interno; acompanhar e fiscalizar a criação do Diagnóstico Ambiental, do Zoneamento Ambiental e do Plano de Manejo da Unidade de Conservação; criar câmaras técnicas; e promover a realização de atividades de educação ambiental. A atividade realizada pelos membros eleitos será voluntária, portanto não remunerada. A cerimônia de posse dos novos conselheiros está prevista para acontecer em setembro.

Pioneirismo – Pioneiro no país, o Parque Municipal Marinho tem uma área de 322.142 m², entre os fortes de Santo Antônio (Farol) e Santa Maria, englobando três naufrágios que ocorreram na região da Barra nos séculos XIX e XX. O parque foi idealizado por um grupo de moradores da Barra, admiradores do ambiente marinho. Desde 2016, sua criação é apoiada pela prefeitura através da Secis.

Confira a relação das instituições eleitas para o conselho gestor do Parque Marinho da Barra:

Universidade Federal da Bahia – UFBA

Universidade Salvador – UNIFACS

Instituto Federal Baiano – IFBaiano

Projeto Fundo da Folia – PFF

Associação dos Moradores e Amigos da Barra – AMABARRA

Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos – Biota Aquática

Yacht Clube da Bahia

Associação dos Mergulhadores Recreativos da Bahia – AMERB

Instituto de Ensino, Pesquisa, Segurança e Defesa Social

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados