Encontro reúne prestadoras de assistência técnica do Bahia Produtiva

Para refletir e discutir sobre o contexto dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) na Bahia teve início, nesta terça-feira (23), o 4° Encontro Estadual das Instituições de Assistência Técnica do projeto Bahia Produtiva, em Salvador.

O encontro reuniu 54 técnicos das prestadoras de Ater que atendem associações e cooperativas beneficiadas pelo Bahia Produtiva, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), que executa o projeto Bahia Produtiva.

“Nós precisamos, cada vez mais, aprofundar a relação entre a SDR e os agricultores, e nada melhor do que formarmos bem os nossos técnicos, para que eles tenham uma relação de irmandade e companheirismo com os beneficiários, porque a assistência técnica e extensão rural é também isso, é o agricultor confiar que está recebendo uma assistência técnica de qualidade, com o técnico sendo parceiro dele nessa tarefa. Nós queremos melhorar, cada vez mais, a assistência técnica que é prestada no estado”, destacou o secretário da SDR, Josias Gomes.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, afirmou que é preciso compreender mais esta fase de execução dos projetos: “A ideia é que nestes encontros a gente possa ter a oportunidade de trocas de informações e de conhecimentos do Bahia Produtiva, integrando as equipes. Nossa expectativa neste processo é que as famílias atendidas possam progredir com a Ater”.

Foram discutidos temas como Serviços de Ater e as Políticas Públicas para Agricultura Familiar, Papel do Serviço de Ater na Estratégia de Mercado do Bahia Produtiva, Avanços e Desafios dos Serviços de Ater e a Percepção dos Participantes.

Para a representante do Fórum Baiano de Agricultura Familiar (FBAF), Leandra Pereira, os técnicos de Ater são agentes de transformação nesses espaços e já é possível perceber resultados importantes com o trabalho de cada um deles: “Este é um momento oportuno para refletir sobre nossa caminhada e projetar novas coisas e fazer também nossas vozes serem ouvidas e refletidas. O Bahia Produtiva, hoje, no estado da Bahia, é uma resistência para a agricultura familiar, com os agricultores familiares de várias comunidades, em vários municípios, sendo atendidos com tantos projetos”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados