Policlínica de Jequié faz atendimento extra no final de semana

Com a finalidade de atender a demanda reprimida dos municípios consorciados, a Policlínica Regional de Jequié funcionará no próximo final de semana, dias 20 e 21 de julho. Nos dois dias, serão realizados 348 exames e consultas e 372 procedimentos.

Os atendimentos à população dos municípios consorciados serão voltados para as especialidades de dermatologia, endocrinologia, ginecologia, reumatologia, cardiologia e gastroenterologia. Já os exames e procedimentos realizados são de ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, Holter, Mapa, endoscopia, tomografia, mamografia e radiografia.

No mês de junho passado, também foi realizado um final de semana de atendimento extra. De acordo com a diretora da Policlínica, Ignês Lopes, a unidade está alcançando pessoas que não tinham acesso às consultas e exames com especialistas, seja por questões financeiras ou de logística. “Muitos pacientes da zona rural estão tendo a oportunidade de acessar esses profissionais devido à disponibilidade de micro-ônibus que os transporta na ida e na volta ao município”, afirma Lopes.

Parceria entre o governo estadual e municípios

As policlínicas são resultados de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Nelas não serão atendidas urgências e emergências e nem qualquer tipo de demanda espontânea. O Governo do Estado investe na construção e aquisições de equipamentos e micro-ônibus, que no caso específico de Jequié foram R$ 22 milhões. Além disso, o Estado é responsável pelo custeio de 40% do gasto mensal e os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados de acordo com o número de habitantes.

Além de Jequié, participam do consórcio: Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Ituruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, Ubatã.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados