Igreja do Rosário dos Pretos valoriza cultura negra e amplia roteiro turístico baiano

A valorização da cultura negra em celebrações singulares realizadas na Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos, no Centro Histórico de Salvador, atrai gente da capital, claro, mas também de outros estados e países. Realizada todas as terças-feiras, às 18h, a missa em louvor de Santo Antônio de Categeró tem como principal característica a liturgia que une a tradição católica às influências da religiosidade africana, como danças ao som de cânticos ritmados pelo toque de atabaques e agogôs.

Além do ritual peculiar e culto a santos negros como São Benedito e Santa Ifigênia, a igreja, construída pelos membros da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, no século XVIII, chama a atenção pela sua beleza artística e arquitetônica, que mescla os estilos barroco, rococó e neoclássico.

A riqueza da celebração atraiu o turista Rui Afonso, que participou da missa na noite desta terça-feira (16), acompanhado por sua família. “Já estive em Salvador várias vezes, mas agora interessado em conhecer mais sobre a religiosidade baiana. Estive em terreiros e, para completar a viagem, vim aqui conhecer a missa”, explicou o paulista. Lotado, o templo católico reuniu baianos e turistas cariocas, paranaenses e cearenses, dentre outros.

Também presente, o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, destacou a importância das construções religiosas do Centro Histórico de Salvador. “São importantes atrativos que ajudam a contar a história da Bahia e do Brasil”, disse Franco, sugerindo ao padre Jonathan de Jesus que os sinos da igreja sejam tocados regularmente, para atrair a atenção dos visitantes.

Durante o encontro com o secretário, o capelão, o prior Adonai Ribeiro e integrantes da comunidade falaram sobre a importância da realização em Salvador do II Encontro das Irmandades Negras Católicas, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro, com participação de mais de 500 religiosos de todo o país. Especialmente na Bahia, esses grupos mantiveram-se como instrumentos de preservação da cultura africana e de ascensão dos negros.

Programação

A Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos está localizada no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, e fica aberta para visitação diariamente, das 8h às 17h. Missas regulares são realizadas aos domingos (10h), segundas-feiras (9h) e terças-feiras (18h). Há ainda celebrações a Santa Bárbara, na última quarta-feira do mês (18h). Já na primeira quinta-feira, o culto é dedicado a São Benedito (17h) e na primeira sexta-feira de cada mês, ao Sagrado Coração de Jesus (18h).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados