Estudantes da rede estadual participam de aulões para o Enem

Para os estudantes que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Física e Biologia são sempre dois dos temas mais temidos. Nessa quarta-feira (17), o auditório da Secretária da Educação recebeu alunos de oito colégios estaduais para esclarecer dúvidas e ouvir dicas sobre os assuntos. A iniciativa faz parte do primeiro ciclo de aulas preparatórias, que começaram na segunda-feira (15) e seguem até sexta-feira (19), nos turnos matutino e vespertino.

Durante a semana, os estudantes ganham reforço em todas as disciplinas. Para a estudante Michele Sousa, a aula serviu como uma motivação a mais em busca do sonho de cursar psicologia. “Acho que todos nós acabamos nos sentindo mais confiantes e preparados. São aulas muito boas, com professores muito legais. Tirei várias dúvidas e sigo mais motivada para continuar me preparando para as provas”.

Nesta quarta, participaram estudantes dos colégios estaduais Edson Tenório de Albuquerque, Kleber Pacheco, David Mendes Pereira, Helena Magalhães, Polivalente do Cabula, Ministro Aliomar Baleeiro, de Aplicação Anísio Teixeira e Barros Barreto. A ação é realizada pela Secretaria a cada ano letivo, com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagem de competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, com foco na melhoria do desempenho no Enem.

“Os aulões estão programados para acontecer em uma semana de cada mês, durante quatro meses, atendendo uma média de 320 estudantes por dia. É uma verdadeira maratona de aulas para aprofundar o conhecimento desses jovens. Nossa expectativa é que, até outubro, mais de seis mil estudantes sejam beneficiados”, afirmou Manuelita Falcão, superintendente de Políticas para a Educação Básica da Sec.

Programação

Os próximos ciclos de aulões serão realizados nos períodos de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h), no auditório da Secretaria da Educação. A ação pedagógica abrangerá, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da região metropolitana, contemplando 6.400 alunos. As provas do Enem 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os aulões fazem parte do Enem 100%, uma ação estratégica que tem como objetivo orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio.Também faz parte do projeto o Redijaê, que é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: “Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo”; “O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro”; e “Imigrações e a crise dos refugiados”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados