Funceb nomeia novos coordenadores de Música e Artes Visuais

A Fundação Cultural do Estado da Bahia nomeia dois novos coordenadores para as linguagens artísticas de Música e Artes Visuais. A Coordenação de Música passa a ser comandada pelo produtor e agente cultural, tecnólogo em Marketing, Ricardo Rosa. Já a Coordenação de Artes Visuais será dirigida pelo jornalista, professor, produtor cultural e mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Uneb), Marcelo Reis.

Com as novas nomeações, a Fundação Cultural busca ampliar as articulações com a sociedade civil e o mercado em ambas as áreas, cumprindo sua missão de promover a arte em suas dimensões cidadã, simbólica e econômica para o fortalecimento da cultura da Bahia. Ricardo Rosa atua desde 1995 na produção de shows e espetáculos, acumulando experiências artísticas há 24 anos. Em 2007, Ricardo recebeu o Troféu Caymmi de Melhor Produção com o show “Reverse” de Manuela Rodrigues.

Para ele a Funceb deve buscar fortalecer a democratização da música, especialmente no interior do estado. “A gente tem que pensar na formação de um novo circuito da música. Em muitos estados já acontece isso, e na Bahia ficamos muito limitados a gêneros segmentados no interior. Para isso a gente precisa pensar na construção de agentes culturais que pensem em carreiras culturais e de produção. Se você sai de Salvador e vai a Feira de Santana, percebe uma determinada necessidade mercadológica pra música.

Vai a Cachoeira e já são possibilidades diferentes, chega em São Sebastião do Passé, e encontra uma realidade bem distinta das outras. Os próprios artistas baianos não conseguem se comunicar dentro dessas cidades, que são tão próximas. Então primeiramente é entender como democratizar essa comunicação dos gêneros, por que público existe em todos os lugares”, diz.

O novo coordenador de Artes Visuais, Marcelo Reis, atua diretamente na área da fotografia, como professor, produtor cultural, é diretor do “A Gosto da Fotografia” – Festival Nacional de Fotografia e do Instituto Casa da Photographia, além de escrever sobre fotografia para diversas exposições das quais é também curador independente. A Casa da Photographia, hoje, é uma das principais instituições privadas de fomento à cultura fotográfica na Bahia.

Como trabalho pessoal expôs nas principais galerias da Bahia, Brasil e outros países, em 2016 inaugurou com sua exposição Roma Negra, uma cidade da Bahia, o espaço de mostra temporária do museu Espaço Pierre Verger da Fotografia baiana. Para ele será necessário uma maior compreensão do universo artístico: “o campo está em plena expansão, produtivo e social nas Artes Visuais, quem são e onde estão, será necessário essa percepção. Em paralelo, uma etapa de ampliação das relações entre os artistas visuais e a Funceb se dará através de um canal direto e presencial, para de maneira mais aproximada pensarmos em conjunto ações de formação e difusão, de modo a oferecer mais visibilidade aos artistas, principalmente aos de início de carreira, os populares, ou os que produzem arte de qualidade mas não alcançam público maior, seja ele um espectador interessado na especificidade da obra produzida, um colecionador ou mesmo um crítico de arte.”

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados