Escritores baianos lançam Coleção Fios da Infância

Pedagogos e pesquisadores da Escola Casa da infância, de Salvador, lançam em 19 de julho, pela editora mineira Baobá, a Coleção Fios da Infância, sobre didática para professores em Creche e Pré-escola com orientações fundamentadas na BNCC e na Abordagem Reggio Emilia

Marilia Dourado, Leticia Monteiro, Alba Bezerra, Daniele Meyer e André Fernandes são pesquisadores e pedagogos da Escola Casa da Infância, de Salvador, instituição que adota como projeto pedagógico a Abordagem Reggio Emilia, da Itália. Eles lançam, no dia 19 de julho de 2019, a COLEÇÃO FIOS DA INFÂNCIA, pela editora Baobá, de Belo Horizonte. O evento ocorrerá na sede da escola, no bairro Itaigara, em Salvador, a partir das 18h30.

É nas brincadeiras que as crianças vivenciam, exploram, experimentam e investigam o mundo e, assim, aprendem. Contudo, não é apenas o brinquedo que faz a brincadeira, mas os contextos, as relações e diferentes processos, que são geradores de ricas e potentes maneiras de brincar e se expressar. Nesse sentido, a coleção propõe um projeto educativo vivo, multirreferencial, que valoriza uma perspectiva teórico-prática que busca encontrar continuamente uma coerência entre o que é pensado e realizado, construída a partir do que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em conexão com a Abordagem Reggio Emilia.

As experiências apresentadas nos dois volumes – com ênfase nos eixos estruturantes da prática educativa previstos na BNCC: o brincar e o interagir – são descritas por sequências de registros fotográficos, dando clareza ao que é preconizado nessa abordagem, que tem como referência a ideia de criança potente, capaz e pesquisadora, o papel do professor pesquisador, a relação entre educadores, os pequenos grupos, o diálogo e a participação da família, a organização dos ambientes como terceiro educador, o planejamento, os registros, a documentação, o monitoramento e a avaliação. Para tanto, apresentam experiências em diversos contextos brasileiros e da América Latina, contemplando diferentes linguagens e materiais, constituindo-se como um acervo de possibilidades para a vivência de pesquisas com as crianças no cotidiano escolar.

O primeiro volume, Entrelaçamentos no início da vida: didática para professores em Creche, tece uma prática educativa que sustenta uma concepção e uma atitude propositiva com os bebês e as crianças bem pequenas. Essas aprendizagens por inteiro partem de uma perspectiva sistêmica e da ideia de um ser integral, que constrói ideias, hipóteses, saberes enquanto faz pesquisas sobre o que o circunda, que não fragmenta nem compartimentaliza suas experiências, cognição e emoções.

Por sua vez, as crianças pequenas aprendem fazendo, operando. Teias da vida: didática para professores em Pré-escolas propõe uma aprendizagem que tenha sentido para elas por ser real, contextualizada e com significado e sentido. Os autores oferecem múltiplas oportunidades e caminhos em busca de um espaço educativo que fomente contextos de aprendizagem onde a solidariedade é um sentimento comum, aposta na soma e na força das diferenças e na igualdade de um propósito comum, que agrega valor na qualidade das relações construídas em prol de uma convivência que respeita e acolhe o pensamento divergente como complementar, impulsiona a democracia e promove ações solidárias, cooperativas, sustentáveis e a cultura da paz.

Cada costura ilustrada nas documentações compartilhadas nessas obras, como pontos de apoio para a transposição do que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a prática educativa, leva em consideração que aprendizagem é relação. O cotidiano escolar, então, passa a ser o disparador de vivências e os educadores, aqueles que captam a sutileza dos movimentos investigativos das crianças, para que elas possam ter visibilidade e aprofundamento.

Principais temas abordados na obra
 Educação Infantil
 Base Nacional Comum Curricular
 Abordagem Reggio Emilia
 Didática
 Experiências em creches e pré-escolas

Lançamento
Data: 19/07/2019
Horário: 18h30
Local: Escola Casa da Infância
Endereço: Rua Silvio Valente, 88 – Bairro Itaigara, Salvador (BA)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados