Nelson Leal elogia decisão de Rui Costa em reduzir o ICMS do querosene usado na aviação

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal, comemorou o anúncio que o governador Rui Costa fará de aumento do número de voos na Bahia, com a participação de representantes de três companhias aéreas, que estão ampliando sua atuação no Estado em virtude da redução do ICMS de querosene de aviação.

“É uma ótima notícia para os baianos e que teve uma contribuição direta da Assembleia Legislativa da Bahia. No final de maio, realizamos uma sessão especial para debater os preços abusivos das passagens aéreas, que subiram até 140%, e a dificuldade que os baianos têm para se deslocar para outras cidades, principalmente as do Nordeste e do interior da Bahia. Em um país – e também em um Estado – com dimensões continentais, o transporte aéreo é fundamental”, disse o presidente da ALBA.

O deputado Nelson Leal relembra as denúncias que foram feitas durante o evento na ALBA, de que passagens de Salvador para Juazeiro podiam custar até R$ 4 mil. “A deputada Olívia Santana denunciou esse absurdo. O deputado Jânio Natal também fez queixas do preço e das dificuldades de se viajar de avião para Porto Seguro, um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. De Salvador para o Rio de Janeiro, com a quebra da Avianca, só existe uma companhia aérea que opera voos diretos. Nas outras, muitas vezes, o passageiro tem que se fazer três escalas”, informa o presidente da Assembleia.

O chefe do Legislativo criticou também a decisão do presidente Bolsonaro de vetar, no mês passado, a MP aprovada pelo Congresso, que obrigava as companhias aéreas a voltar a adotar a franquia mínima de bagagem no transporte aéreo doméstico e internacional: o passageiro poderia levar, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 kg nas aeronaves a partir de 31 assentos. Sou a favor da concorrência de mercado, mas seria uma espécie de castigo para as aéreas, que prometeram reduzir os preços das tarifas com a cobrança da bagagem. Os preços não abaixaram. Ao contrário, subiram”, critica Leal.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados