Infraestrutura das escolas públicas do Brasil é inaceitável, diz Dário Berger

O senador Dário Berger (MDB-SC) apresentou nesta quinta-feira (4), em Plenário, os dados do censo escolar de 2018, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para o parlamentar, a realidade das infraestruturas das escolas brasileiras é frustrante e, além de comprometer a educação, exclui alunos da sociedade e os impossibilita de acreditar em um futuro melhor, disse.

De acordo com o senador, a pesquisa mostrou que o país tem cerca de 141 mil escolas da rede pública. Dessas, 12% não têm banheiro no prédio; 33% não têm internet; 31% não têm abastecimento de água potável; 58% não têm coleta e tratamento de esgoto; 68% não têm bibliotecas; e 67% não possuem quadra de esportes.

— É inegável que a União precisa ajudar mais ainda os estados e municípios na educação básica porque é inadmissível, é inaceitável que, no Brasil, ainda hoje, nós tenhamos que conviver com esse retrato e com essa triste, amarga realidade. Estamos aqui com um gosto amargo pelo fracasso da educação brasileira, o que, diga-se de passagem, é muito lamentável — analisou.

Agência Senado

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados