Festa do 2 de Julho ganha mais importância e vigor a cada ano

Vereadores e populares foram às ruas de Salvador para celebrar a Independência do Brasil na Bahia.

A Festa da Independência do Brasil na Bahia, o 2 de Julho, ganha mais importância e vigor a cada ano. Uma prova dessa vitalidade foi mostrada pelos vereadores de Salvador, populares e autoridades civis e militares que foram às ruas da capital baiana, nesta terça-feira (2), para celebrar a data histórica dos baianos. Outra prova foi a escolha do tema deste ano: “Patrimônio do Povo”, que valoriza ainda mais o poder da participação popular.
O presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), analisou estes 196 anos de comemorações da Independência da Bahia como um momento muito importante para a cidade, a Bahia e o Brasil e que serve para estar com as pessoas e ouvir os seus reclames. “É um momento cívico que marca a quebra das resistências, a liberdade, a força da expressão, o espírito democrático de participação das pessoas nas ruas, a democracia e uma reverência aos heróis da Bahia que fizeram vez para a independência do Brasil”.

Ao participar pela primeira vez da festa cívica na condição de presidente do Poder Legislativo de Salvador, Geraldo Júnior acrescentou que a Câmara tem papel de destaque na festa cívica e também no cenário municipal ao combater forças do atraso que prejudicam o crescimento da cidade.
“A Câmara tem independência e autonomia e está em harmonia com o poder Executivo. Ela mostra, através dos vereadores, que tem uma participação jamais vista na história, estando presente nas ruas e junto da população”, frisou Geraldo Júnior.

Lideranças

O líder do governo na Câmara, vereador Paulo Magalhães Júnior (PV), afirmou que é um orgulho participar todos os anos da festa magna dos baianos. “É um momento histórico da Bahia e sobretudo do Brasil. A independência do Brasil se consolidou aqui, na luta dos baianos. Nada mais importante do que reverenciar a memória dos nossos ancestrais num dia festivo, de comemoração e de congraçamento”.

Já o líder da posição na Casa, vereador Sidninho (Podemos), observou que o simbolismo do 2 de Julho mostra que a Bahia tem muito que melhorar. “A independência é de direito, não de fato. Cabe a nós, cada vez mais, marcar presença, marcar território, e reforçar a nossa busca pelos pleitos municipais. Essa caminhada é um momento para encontrar com as lideranças e serve para reivindicar e agradecer o que conquistamos”.

Programação matutina

Antes do início do desfile, no Largo da Lapinha, houve uma alvorada com queima de fogos e o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA) pelo vice-governador João Leão, pelo presidente da Assembleia Legislativa Nelson Leal, pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente do IGHBA, Eduardo Morais de Castro, respectivamente.

Em seguida, o presidente Geraldo Júnior e outras autoridades civis e militares participaram das homenagens ao General Labatut depositando flores junto ao monumento do comandante do exército libertador. Na sequência, populares iniciaram o cortejo cívico do turno matutino, até a Praça Municipal, conduzindo os carros alegóricos do caboclo e da cabocla, símbolos da representação popular na luta pela libertação da Bahia.

O desfile cívico com os carros alegóricos do caboclo e da cabocla seguiu pelas ruas do bairro da Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo e Pelourinho, chegando à Praça Municipal, em frente à Câmara Municipal, no final da manhã, concluindo a primeira parte do cortejo. Foto: Iuri Pereira / Repórter Hoje

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados