Brasil sofre, mas vence o Paraguai nos pênaltis e vai à semifinal da Copa América

Classificado como líder do Grupo A, com 7 pontos (2 vitórias, 1 empate, 8 gols marcados e nenhum sofrido), a Seleção Brasileira encontrou pela frente nas quartas de final da Copa América 2019 o Paraguai que, por sua vez, não venceu um jogo sequer na fase de grupos, e mesmo somando apenas 2 pontos, se classificou como um dos dois melhores terceiros colocados graças ao empate entre Japão e Equador. Apesar das campanhas diferentes na primeira fase, já era aguardado um duelo pegado nesta quinta-feira diante do Paraguai, carrasco em 2011 e 2015, eliminando a Seleção na mesma competição e nos pênaltis.

Após um primeiro tempo pobre e sem gol (3ª vez em 4 jogos que vira de tempo sem marcar), o Brasil deixou o campo sob vaias. No segundo tempo, mesmo com a expulsão do ex-corintiano Balbuena, a Seleção de Tite não conseguiu furar o ferrolho do Paraguai armado pelo técnico argentino Eduardo Berizzo. Lucas Paquetá, Willian e Alex Sandro entraram no 2º tempo, no entanto, o que se viu em campo foi um time desorganizado, com muita posse de bola e pouca agressividade. Quando agrediu, parou no goleiro Gatito Fernández, conhecido da torcida do Vitória, na trave ou na falta de pontaria.

Com o empate sem gols nos 90 minutos diante de 48.211 torcedores na Arena do Grêmio, a decisão ficou para a disputa das penalidades máximas, assim como em 2011 e 2012, mas dessa vez, o fantasma paraguaio não apareceu e o Brasil venceu por 4 a 3, dando fim a “maldição”. O goleiro Alisson defendeu a primeira cobrança do palmeirense Gustavo Gómez e Derlis González chutou para fora. Pelo Brasil, Willian, Marquinhos, Coutinho e Gabriel Jesus marcaram. Firmino desperdiçou. Agora a Seleção Brasileira aguarda o vencedor do duelo entre Venezuela e Argentina que se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h, no estádio do Maracanã.

O Brasil jogou com: Alisson; Daniel Alves (Lucas Paquetá), Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Allan (Willian), Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino.

Quinta-feira (27/06)
21h30- Brasil 0 x 0 Paraguai (Arena do Grêmio)

Sexta-feira (28/06)
16h00- Venezuela x Argentina (Maracanã)
20h00- Colômbia x Chile (Arena Corinthians)

Sábado (29/06)
16h00- Uruguai x Peru (Fonte Nova)

Esta é a quinta vez que a Copa América é realizada no Brasil e todas as vezes que sediou a competição, a Seleção Brasileira levantou a taça, nos anos de 1919, 1922, 1949 e 1989. Participam desta edição: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, da América do Sul; e dois convidados da Ásia, Catar e Japão. Ao todo, são nove títulos mundiais, sendo cinco do Brasil, dois da Argentina e dois do Uruguai.(Futebol Bahiano) Foto: Divulgação / CBF

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados