Prefeitura recebe doações de livros para campanha até 23 de julho

A Prefeitura vai realizar, no próximo mês, mais uma edição da campanha “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento”. Promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), por intermédio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, a iniciativa pretende promover a valorização do livro e da leitura por meio da distribuição de exemplares pela cidade. A população pode ajudar com a entrega de livros no prédio da FGM, localizado na Rua Chile, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até o dia 23 de julho. A ação integra a Campanha Nacional de Doação de Livros.

A proposta é deixar um livro em qualquer lugar da cidade, seja ônibus, metrô, elevador ou até mesmo banco de praça. O exemplar “esquecido” deve conter um bilhete informando à pessoa que o achou que poderá ficar com o livro e, claro, um convite para que ela também participe do movimento.

Para dar visibilidade à campanha, a FGM sugere às pessoas que “esquecerem” o livro, e para as que o acharem, que publiquem relatos nas redes sociais com as hashtags #esqueçaumlivro e #fizmaisumamigo. Ainda no mês de julho deve acontecer a distribuição de volumes na Estação da Lapa, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O movimento tem a parceria da Nova Lapa, Cerqueira Produções, Fundação Cidade-Mãe (FCM) e do Grupo Dom Quixote, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que fará interações com o público com performances artísticas, dentro do contexto da importância de ler e difundir a informação.

Campanha – A mobilização nacional acontece anualmente no dia 25 de julho, em alusão ao Dia do Escritor. O movimento teve início em abril de 2013, em São Paulo, pela iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos Estados Unidos da América (EUA), no começo dos anos 2000, e combina leitura e urbanidade com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura. Foto: Bruno Concha

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados