Téo Senna destaca medidas preventivas para período junino

Comissão de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor se reuniu terça-feira, 18.

Com a chegada do período das festas juninas, a Comissão de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Salvador (CMS) realizou uma reunião para debater o tema. No início da tarde desta terça-feira, 18, o vereador e vice-presidente do colegiado, Téo Senna (PHS), esteve reunido com colegas para elaborar soluções com o intuito de evitar acidentes.

“Essa é uma festa muito bonita, mas que também, infelizmente, temos um número alto de acidentes envolvendo fogos. É um momento em que é preciso ter um alerta ainda maior, e como Comissão, estamos aqui para, além de fazer o nosso papel, fiscalizando, alertando a sociedade”, destaca Téo Senna.

Na ocasião, estavam presentes os vereadores Moisés Rocha (PT), Helio Ferreira (PCdoB) e Lorena Brandão (PSC). Preocupados com acidentes envolvendo fogos de artifícios, os parlamentares alertam para recomendações a serem tomadas durante os festejos, para atuar de forma preventiva e curativa.

Alerta

No encontro, foram definidas as seguintes recomendações:

– Só comprar o produto em lojas especializadas e certificadas;
-Escolher versões menos explosivas, de fácil manuseio, dentro do prazo de validade e com certificado de garantia;
– Optar por fogos que tenham base de encaixe para ser fixada no chão;
– Fazer a soltura ao ar livre, a 30 metros de distância, e verificar se não existem substâncias inflamáveis nem rede elétrica nas proximidades;
– Jamais fazer experiências ou modificar os explosivos;
– Orientar as crianças a estourarem as bombinhas e os estalinhos longe da fogueira, de substâncias inflamáveis, de pessoas e de objetos, que podem quebrar e se estilhaçar, como é o caso de garrafas de vidro e latas de refrigerante;
– Não carregar os artefatos nos bolsos, já que eles podem explodir acidentalmente;
– Em caso de amputações, colocar o membro em um saco plástico e, depois, dentro de um recipiente com gelo e levar o acidentado imediatamente ao pronto-socorro.
– Em caso de acidente, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou o SAMU de sua cidade pelo 192;
– Lavar queimaduras com água fria ou soro fisiológico e envolver com um pano úmido.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados