Prefeitura mantém serviços essenciais à população durante o feriado

Neste feriado prolongado, com início na quinta-feira (20) em função da comemoração cristã de Corpus Christi, a Prefeitura manterá ativo o funcionamento dos principais serviços prestados aos cidadãos. Dessa forma, soteropolitanos e visitantes podem aproveitar a folga com total segurança e tranquilidade.

Salvamar – Para atender as solicitações dos banhistas que quiserem aproveitar a orla marítima neste período, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) disponibilizará 35 postos fixos localizados nos trechos compreendidos entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga. O serviço pode ser acionado através do telefone (71) 3363-5333.

Em virtude da realização de alguns jogos da Copa América em Salvador, a Secretaria de Municipal de Ordem Pública (Semop) disponibilizará, em dias de jogos na Arena Fonte Nova, salva-vidas no entorno do Dique do Tororó para prevenir possíveis ocorrências. Além disso, equipes de salvamento encontram-se no espaço montado no Farol da Barra para atender a casos na região.

Saúde – Durante o feriado, o Hospital Municipal e as 18 unidades de pronto-atendimento de saúde do município estarão disponíveis para os cidadãos que precisarem de atendimento em urgência e emergência. Já as unidades básicas de saúde permanecem abertas até esta quarta-feira (19), retomamando as atividades na terça-feira (25).

Manutenção – De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), os serviços de desobstrução de canais e caixas de passagem, drenagem e podas de árvores não sofrem alterações no período, e seguem o cronograma normal de atividades da pasta. Equipes responsáveis pela manutenção de praças e passarelas também estarão realizando atividades de vistoria e reparos nos espaços públicos. As intervenções ligadas às operações Chuva e Tapa Buraco também continuam como previsto.

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) estará em alerta para atender possíveis ocorrências em função do período chuvoso. Além disso, o efetivo funcionará em regime de plantão, com engenheiros, assistentes sociais, motoristas e telefonistas disponíveis para atendimento de solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, dentre outros incidentes comuns ao período chuvoso, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Trânsito e mobilidade – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará, durante o feriado, operação de monitoramento do tráfego para evitar transtornos no trânsito. Agentes de trânsito e do Núcleo de Operações Assistidas (NOA) vão atuar na verificação do fluxo nas principais vias da cidade 24h por dia através das câmeras de videomonitoramento, dando atenção aos principais acessos à cidade, como o Acesso Norte (BR-324) e Litoral Norte.

O monitoramento ocorrerá em especial nos locais de saída e entrada da cidade, como a região da Rodoviária (Avenida Tancredo Neves, Viaduto dos Rodoviários), Ligação Iguatemi – Paralela (LIP), Acesso Norte, Avenida ACM (cruzamento do Hiper Posto), Rótula do Abacaxi, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Ferry Boat (Avenida Engenheiro Oscar Pontes), Avenida Luís Viana (Paralela), Avenida Caribé, Avenida Engenheiro Oscar Pontes (Feira de São Joaquim) e Sete Portas. O efetivo da Transalvador em operação contará com 14 guinchos, 35 viaturas e 15 motocicletas.

Prevenção à violência – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai trabalhar de forma rotineira em ações de prevenção à violência e em apoio a outros órgãos municipais. Algumas das atividades previstas para o período são o suporte nas ações da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e atividades de rotina e patrulhamento preventivo em diversos pontos da cidade, como Rio Vermelho, Parque da Cidade, Praça da Piedade, Barra, Ribeira, entre outros.

SIMM – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), Centro do Empreendedor Municipal (CEM) e da Central Integrada de Licenciamento de Evento (CLE) não funciona nesta quinta-feira (20). As unidades estarão fechadas na quinta-feira (20) por conta do feriado de Corpus Christi e na sexta (21), em função do decreto de ponto facultativo para as repartições públicas municipais. As atividades voltam ao funcionamento normal na terça-feira (25).

Mercados municipais – As feiras e Mercados Municipais que vendem produtos típicos de São João vão funcionar normalmente durante esta semana que antecede a festa, das 8h às 18h. De 20 a 22 de junho passa a funcionar das 7h às 18h, já no dia 23, o funcionamento será das 7h às 13h. No dia 24, os estabelecimentos estarão fechados para limpeza.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados