SPMJ publica edital de chamamento público para programa IngreSSar

SPMJ publica edital de chamamento público para programa IngreSSar

O edital de chamamento público para instituições de ensino interessadas em disponibilizar vagas de curso preparatório para o ENEM e o pré-vestibular pelo programa IngreSSar já está disponível. Interessados no credenciamento podem entregar os documentos exigidos em edital na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), até a próxima terça feira (25).

A SPMJ está situada na Avenida Estados Unidos, 397, no Edifício Cidade do Salvador, no Comércio. Não há um número limite de instituições para o credenciamento, qualquer empresa educacional poderá ser parceira desde que os critérios previstos no edital sejam atendidos. Mais informações sobre a documentação necessária e inscrições podem ser consultadas na edição desta segunda-feira (17) do Diário Oficial do Município.

Ao todo, 1001 candidatos se inscreveram no programa IngreSSar, que dá direito a fazer parte de um curso preparatório de qualidade em instituições parceiras da prefeitura. Sob responsabilidade da SPMJ, o programa busca dar oportunidade para jovens de baixa renda que não têm condições de pagar por uma preparação extra.

Para a classificação dos 800 jovens entre os 1001 inscritos será levado em conta o histórico escolar dos estudantes. Terão mais pontuação aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública, e os que estiverem frequentando o terceiro ano do ensino médio em escola pública em 2019. Candidatos inscritos no cadastro único para programas sociais do governo federal e no ENEM 2019 também somarão pontos para a classificação.

Em caso de empate, alguns critérios serão utilizados, como o fato de ser integrante de famílias cadastradas no Bolsa Família e ter maior média aritmética entre as disciplinas de língua portuguesa e matemática no boletim ou histórico de desempenho escolar, entre outros. O resultado provisório dos 800 classificados deve ser publicado ainda essa semana. Haverá um cadastro reserva com 240 vagas para quem não for selecionado.

A previsão é que as aulas no curso preparatório tenham início na segunda quinzena de julho. “Nesta edição, o IngreSSar está dando oportunidade também aos alunos que estão cursando o 3º ano. Nós esperamos, portanto, dobrar a quantidade de aprovados em universidades federais e estaduais. Tivemos uma média de 30% de aprovação na UFBA no ano anterior e a nossa meta esse ano é, pelo menos, duplicar esse número”, afirma Rogéria Santos, titular da SPMJ

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados