Prefeitura monta esquema de serviços para o São João

A Prefeitura se prepara para os festejos juninos, que acontecem na esteira do feriadão prolongado de corpus christi, mantendo serviços essenciais de saúde e promovendo ações preventivas de fiscalização, ordenamento e esquemas especiais. Na sexta-feira (21), como foi decretado ponto facultativo, as repartições públicas municipais não funcionam. As repartições voltam a funcionar normalmente na terça-feira (25), com a jornada acrescida de uma hora, por efeito da compensação do ponto facultativo. O horário dos órgãos e entidades da administração serão definidos pelos seus gestores, desde que respeitando o intervalo de uma hora para a refeição.

Durante os dias 22, 23 e 24, os atendimentos oferecidos nas unidades de Pronto Atendimento de saúde, Defesa Civil, Guarda Municipal e pela Salvamar não sofrerão alterações.

Saúde – Para atender as ocorrências relacionadas ao São João do Pelourinho e de Paripe, a Prefeitura de Salvador, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), disponibilizará equipes que atuarão nos dois módulos assistenciais. As unidades contarão com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.

No Pelourinho, o módulo montado na Praça da Sé (próximo à Coelba) funcionará das 17h às 5h, de 20 a 24 de junho. Já em Paripe a estrutura ficará instalada na Praça João Martins, nos dias 22 e 23 de junho, das 12h à 0h e das 17h às 5h, respectivamente.

Durante o concurso de quadrilha, que acontece na Praça da Revolução, em Periperi, entre os dias 19 e 22 de junho, o SAMU 192 ficará de sobreaviso para atender qualquer ocorrência, além da unidade de Pronto Atendimento Adroaldo Albergaria, que servirá de referência para atender as possíveis ocorrências provenientes da festa.

Cada módulo contará com uma ambulância do SAMU de prontidão para a possível remoção imediata de ocorrências com maior gravidade. As Unidades de Pronto Atendimento da rede municipal servirão ainda como retaguarda durante as comemorações para atender as ocorrências. Todos os postos de urgência e emergência seguirão em funcionamento de forma ininterrupta durante os festejos juninos.

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) estará em alerta para atender possíveis ocorrências em função do período chuvoso, mas o efetivo funcionará em regime de plantão, com engenheiros, assistentes sociais, motoristas e telefonistas disponíveis para atendimento de solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, dentre outros incidentes comuns ao período chuvoso, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Salvamar – Para atender as solicitações dos banhistas, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) disponibilizará 35 postos fixos localizados nos trechos compreendidos entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga. O serviço pode ser acionado através do telefone (71) 3363-5333.

Em virtude da realização de alguns jogos da Copa América em Salvador, a Secretaria de Municipal de Ordem Pública (Semop) disponibilizará, em dias de jogos na Arena Fonte Nova, salva-vidas no entorno do Dique do Tororó, para minimizar possíveis ocorrências. Além disso, equipes de salvamento encontram-se no espaço montado no Farol da Barra para atender a casos na região.

Transalvador – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará, neste feriado, a tradicional operação de monitoramento do tráfego, para evitar transtornos no trânsito durante os festejos. Agentes de trânsito e do Núcleo de Operações Assistidas (NOA) vão atuar na verificação do fluxo nas principais vias da cidade, durante 24h por dia, através das câmeras de videomonitoramento, dando atenção especial aos principais acessos à cidade, como o Acesso Norte (BR-324) e o Litoral Norte.

O monitoramento ocorrerá nos locais de saída e entrada da cidade, como a região da Rodoviária (Av. Tancredo Neves, Viaduto dos Rodoviários), Ligação Iguatemi – Paralela (LIP), Acesso Norte, Av. ACM (cruzamento do Hiper Posto), Rótula do Abacaxi, Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), Ferry Boat (Av. Engenheiro Oscar Pontes), Av. Luís Viana (Paralela), Av. Caribé, Av. Engenheiro Oscar Pontes (Feira de São Joaquim) e Sete Portas. O efetivo da Transalvador contará com 14 guinchos, 35 viaturas e 15 motocicletas.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai trabalhar de forma rotineira em ações de prevenção à violência e em apoio a outros órgãos municipais. Algumas das atividades previstas para o período são o suporte nas ações da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e atividades de rotina e patrulhamento preventivo em diversos pontos da cidade, como Rio Vermelho, Parque da Cidade, Praça da Piedade, Barra, Ribeira, entre outros.

Além do efetivo diário, a equipe contará com o apoio de 38 guardas civis no Centro Histórico, entre os dias 21 a 23 de junho. Já no Parque da Cidade serão mais 12 agentes e três viaturas em apoio aos serviços do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA). No Campo Grande no sábado (22) e domingo (23), serão duas viaturas de apoio aos agentes que já atuam no local.

Ordenamento – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (DSEP), realizará uma Operação Especial de São João, na fiscalização e ordenamento do comércio informal em vários pontos da cidade, em especial nos locais onde irão acontecer as festas juninas, como Centro Histórico (Pelourinho), Periperi (quadrilhas), Paripe (Shows).

Além disso, fiscais da Semop já trabalham na coordenação dos ambulantes no entorno da Arena Fonte Nova em dias de jogos, da Copa América, e no espaço montado no Farol da Barra para transmissão dos jogos do Brasil. Para este período junino, não haverá cadastramento de ambulantes, ou seja, os locais das festas estarão disponíveis apenas para os permissionários que já trabalham nos locais.

Iluminação pública – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), reforçou e ampliou os pontos de iluminação nos acessos à Arena Fonte Nova e no Farol da Barra, no espaço que transmite os jogos da Copa América. Além disso, a iluminação será reforçada para os festejos juninos, nos seguintes bairros: Pelourinho, Paripe e Periperi.

Controle e combate à poluição sonora – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (DSEP), realizará ações de combate à poluição sonora durante os festejos juninos. Equipes estarão espalhadas em vários pontos da cidade (locais de festas), além da Arena Fonte Nova e Farol da Barra realizando o controle do som, a fim de coibir a prática abusiva de emissão sonora em logradouros públicos, conforme estabelece a Lei 5.354/98 – conhecida como Lei do Silêncio. A lei prevê a emissão de 70 decibéis entre 7h e 22h, e 60 decibéis, das 22h às 7h.

Mercados municipais – As feiras e Mercados Municipais que vendem produtos típicos de São João vão funcionar normalmente durante esta semana que antecede a festa, das 8h às 18h. De 20 a 22 de junho passa a funcionar das 7h às 18h, já no dia 23, o funcionamento será das 7h às 13h. No dia 24, os estabelecimentos estarão fechados para limpeza.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados