Parlamentares pedem mais transparência na prestação de contas dos partidos

Na quinta-feira passada, 6, uma Nota Oficial foi assinada pela Frente Parlamentar Ética Contra Corrupção, composta por 232 deputados e 8 senadores. A nota apoia 12 recomendações do Ministério Público Federal para tornar o sistema de prestação de contas partidárias mais detalhado, rápido e transparente. As sugestões, endereçadas à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, foram elaboradas pelo Movimento Transparência Partidária, pela Organização dos Estado Americanos e pelo Conselho Federal de Contabilidade.

“O que propomos é que o Sistema de Prestação de Contas Anuais (SPCA) traga dados mais detalhados, que seja atualizado com mais frequência e que passe a incluir as contas das fundações vinculadas aos partidos políticos”, afirma Marcelo Issa, diretor-executivo do Transparência Partidária e que estava presente na sessão solene na qual os parlamentares assinaram o documento.

Marcelo Issa

Cientista político e advogado. Mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com extensão em políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha). MBA em Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Membro do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP. Trabalhou em organizações do Terceiro Setor dedicadas ao monitoramento do poder público, como a própria Transparência Brasil e a ONG Artigo 19. Participou de diversos projetos de consultoria em gestão estratégica para organismos públicos nacionais e latino-americanos. É cofundador do Advocacy Hub e professor da disciplina Participação Social Efetiva no curso Advocacy e Políticas Públicas da FGV. Cofundador e diretor executivo do Transparência Partidária.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados