CRAS de Salvador serão requalificados através de programa municipal

Porta de entrada para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam de ajuda, os Centros de Referência e Assistência Social em Salvador (CRAS) ganharão profundas melhorias na infraestrutura, acessibilidade e tecnologia. Comandado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), o Programa de Requalificação dos CRAS foi iniciado nesta quinta-feira (13), com a ordem de serviço assinada pelo prefeito ACM Neto para requalificação da primeira unidade, no fim de linha de Cajazeiras VIII.

Ao lado do titular da Sempre, Leo Prates, o prefeito ressaltou que a Prefeitura já reconhecia, há algum tempo, a necessidade de melhorar o atendimento realizado nos centros. “Era algo que incomodava. Foram feitas algumas intervenções físicas, mas o padrão de funcionamento das unidades ainda está muito abaixo do que gostaríamos, tanto em termos de profissionais quanto de estrutura física. A intenção é de que possam funcionar em mais adequado padrão de qualidade e que a gente tenha um modelo de referência em termos de atendimento nos CRAS de todo o Brasil”, pontuou o prefeito.

A iniciativa visa garantir a modernização dos serviços, com o objetivo de melhor atender às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, além de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. As requalificações dos CRAS fazem parte do projeto Salvador Social, que foi criado a partir de uma parceria com o Banco Mundial. O investimento será de, aproximadamente, R$ 10 milhões.

Melhorias – De acordo com o secretário da Sempre, dos 28 Centros de Referência do tipo existentes em Salvador, nove passarão imediatamente por obras: além de Cajazeiras VIII, integram a lista as unidades do Calabetão, Fazenda Grande do Retiro, Bairro da Paz, Federação, Itapuã, Lagoa da Paixão, Nova Esperança/CEASA, Paripe e São Cristóvão.

Elas passarão por revisão do sistema elétrico e hidrosanitário, requalificação de banheiros; redistribuição de áreas internas; pintura geral; reparos na cobertura, portas, janelas, grades e portões; além de melhorias na comunicação visual e acessibilidade. “Todos os CRAS serão adaptados para estarem de acordo com as normas de assistência social”, afirmou Leo Prates.

Além das melhorias na estrutura física, o programa também vai contemplar melhorias na composição da equipe técnica e na atualização da rede lógica, possibilitando acesso à internet de alta velocidade. O investimento será utilizado também para aquisição de equipamentos de informática, mobiliário e comunicação visual.

Mapeamento e mais serviços – Entre os benefícios da modernização das unidades, está a possibilidade de mapeamento dos 29 CRAS através do sistema municipal Geosalvador. A tecnologia permitirá que a população obtenha a localização dos centros e serviços, através de buscas pela Internet e aplicativos. Além disso, a melhoria na estrutura vai possibilitar também a oferta de outros serviços, como cadastramento no Bolsa Família.

A coordenadora do CRAS Cajazeiras VIII, Luciana Almeida, ressaltou que a iniciativa chega em boa hora. “É um marco para a assistência social, pois passamos a ter a perspectiva de construção de equipes, melhoria na rede tecnológica e oferta de programas para a população. Aqui mesmo, são atendidas cerca de 500 famílias por mês, pessoas realmente carentes e que precisam de apoio. A melhoria no atendimento a esses cidadãos é essencial”, revelou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados