Fundação Gregório de Mattos lança concurso cultural “Aos pés do caboclo”

Dentro dos festejos pela independência do Brasil na Bahia, o Dois de Julho, a Prefeitura lança o concurso cultural “Aos pés do caboclo”. Como o tema das comemorações este ano é “Patrimônio do Povo”, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) vai selecionar duas pessoas para subir no Monumento ao Dois de Julho e conhecer os detalhes históricos e arquitetônicos da obra, guiados pelo professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) José Dirson.

A ideia é aproximar os cidadãos desse monumento tão simbólico para Salvador e para o país, que representa a vitória da nação pela união da população. Localizado no Largo do Campo Grande, o monumento tem como elemento principal o caboclo, figura que representa a nacionalidade e liberdade. Inaugurada em 1895, a obra passa em 2019 por restauração, promovida pela administração municipal, em toda a estrutura de 25,86m de altura.

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e seguir a página oficial da FGM no Facebook (www. facebook. com/ fgmcultura). Na imagem do concurso cultural, presente na página, basta fazer um comentário de até 300 caracteres, iniciando com a seguinte frase: “Aos pés do caboclo, eu…”. No comentário, deve ser narrada alguma história do participante relacionada ao monumento ou às comemorações do Dois de Julho.

Serão contabilizados apenas os comentários enviados entre os dias 7 e 17 de junho deste ano. O regulamento completo está disponível no site da FGM, no endereço www. culturafgm. salvador. ba. gov. br .

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados