Deputado defende assistência técnica para cultura do cacau

O deputado estadual Zé Cocá (PP), aplaudiu a iniciativa da Secretaria da Agricultura (Seagri), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Ceplac, visando criar condições para o zoneamento agrícola do cacau na Bahia, mas afirmou que “a Bahia tem grande dívida com a cacauicultura, e muitas outras ações são necessárias para revigorar essa cultura que até o final da década de 80 foi mola propulsora da economia do estado”.

Membro da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembléia Legislativa, Zé Cocá avalia que “principalmente os pequenos produtores precisam de assistência técnica para melhorar a produtividade”. A expectativa é de que a Bahia produza cerca de 120 mil toneladas de cacau este ano, o que representa 1/4 do que produzia antes da destruição causada pela vassoura-de-bruxa.

O estudo do zoneamento do cacau apresentado nesta quarta-feira pelos técnicos da Embrapa foi validado, e a expectativa agora é que o Ministério da Agricultura (Mapa), publique portarias zoneamento os municípios produtores, tanto de sequeiro como por irrigação. O zoneamento agrícola de risco climático é um procedimento efetuado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), definindo as áreas e as épocas de plantio para as culturas agrícolas, correlacionado ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua capacidade de retenção de água, levando-se em consideração séries agroclimáticas históricas de, no mínimo, 15 anos, e análises de probabilidade, com objetivo de minimizar as chances de adversidades climáticas coincidirem com a fase mais sensível das culturas.

Se o município não está zoneado, não será amparado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), bem como pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados