Prefeitura inicia requalificação do Elevador do Taboão nesta quarta (05)

Um equipamento histórico, construído no final do século XIX, e que estava desativado há 54 anos vai voltar a funcionar, ligando as cidades Alta e Baixa, o Pelourinho e o Comércio. O prefeito ACM Neto assina nesta quarta-feira (05), às 9h30, a ordem de serviço para o início das obras de requalificação do Elevador do Taboão, ascensor localizado na parte antiga da cidade, em solenidade no próprio local .

O projeto de requalificação foi desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo cedido e debatido com a Prefeitura, por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, responsável pela intervenção.

O investimento será de R$3,7 milhões e a previsão é de 12 meses de obras. Após a conclusão da requalificação, a cidade contará com mais um ascensor ligando as partes alta e baixa, beneficiando turistas e soteropolitanos, como já acontece com o Elevador Lacerda e os planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar, também reformados pela atual gestão.

O projeto contempla a restauração integral do elevador e das duas estações de acesso nos níveis inferior e superior, além de intervenções de modernização das instalações, buscando adequar a edificação às normas técnicas vigentes, inclusive de acessibilidade universal.

Haverá áreas com mesas, sanitários e café. Já as duas cabines, com capacidade para 13 pessoas cada, serão climatizadas e terão um aspecto completamente moderno com materiais e coloração que não desvirtuará a estética da estrutura original, se integrando perfeitamente ao resgate do uso original do monumento.

Outras ações – Em breve, a Prefeitura também iniciará as obras de recuperação dos Arcos da Ladeira da Montanha e da muralha do frontispício de Salvador. Ambos os projetos também foram elaborados pelo Iphan, e intervenções serão executadas pelo município.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados