Evento junta parlamentares para debater a crise dos partidos, em São Paulo

Segue abaixo o release da segunda edição dos “Diálogos Democráticos”, evento aberto ao público e à imprensa, que ocorre em São Paulo, no próximo dia 17 (segunda-feira). Emcabeçado pelo Pacto Pela Democracia, coalizão de movimentos da sociedade civil, o encontro vai debater a crise de representatividade pela qual passa os partidos políticos brasileiros.

Confirma mais informações sobre os convidados, hora e local do evento no texto abaixo.

Qualquer dúvida ou se quiser se aprofundar no assuntos, me coloco à disposição para fazer a ponte com o porta-voz da ação, coordenador-executivo do Pacto Pela Democracia, Ricargo Borges Martins (perfil completo ao final do release).

Obrigada,
Um abraço.

Gabriela Clemente
Assessora de imprensa – Pacto Pela Democracia

Cel.: 11 9 9541 3452
e-mail: [email protected]

‘Diálogos Democráticos’ promove debate sobre a atual situação dos partidos brasileiros

​Na sua segunda edição, o evento conta com a presença de parlamentares, analistas políticos e pesquisadores

O Pacto pela Democracia, coalizão de organizações e movimentos da sociedade civil, realiza no próximo dia 17 de junho, em São Paulo, o evento ‘Diálogos Democráticos’. A intenção do encontro é discutir a crise de confiança nos partidos e analisar, por meio de um debate entre especialistas e atores políticos, caminhos e soluções para seu revigoramento.
Representantes do Pacto pela Democracia expressam preocupação com os crescentes dados de desconfiança nas instituições brasileiras. De acordo com levantamento recente feito pelo Datafolha, sete em cada dez brasileiros declaram não ter confiança nas organizações partidárias. “O índice de desconfiança dos brasileiros nos partidos quase dobrou nos últimos quatro anos. É por isso que estamos pautando sua construção e oxigenação, uma vez que candidaturas a cargos políticos no Brasil devem, necessariamente, passar pela estrutura partidária”, afirma Ricardo Borges Martins, cientista político e coordenador-executivo do Pacto pela Democracia.

Sobre o encontro

O encontro será dividido em duas mesas de discussão, uma com pesquisadores e estudiosos da área de política e outra com parlamentares, ambas mediadas pela diretora do Nexo Jornal, Paula Miraglia.
O painel composto por analistas contará com a presença do cientista político e professor da USP, André Singer, da professora da Unicamp, Rachel Meneguello e do representante da consultoria Pulso Público, Vítor Oliveira. Entre os parlamentares, participarão do debate Áurea Carolina (Muitas/Psol/MG), Paulo Teixeira (PT/SP), Rodrigo Cunha (PSDB/AL) e Renata Abreu (Podemos/SP).

Qual o papel dos partidos para a Democracia hoje?

A última eleição foi marcada pela emergência de novas formas de organização política para a disputa eleitoral.
“Essas organizações criam uma lógica de agremiação pluripartidária, muitas vezes com candidaturas independentes e coletivas. Por isso é importante entender os motivos pelos quais os partidos não promovem mais identificação e o que eles estão fazendo para superar essa realidade”, diz Borges Martins.
O Pacto é constituído por de mais de cem diferentes movimentos e organizações da sociedade civil, e procura promover o pluralismo e a tolerância política. Os Diálogos Democráticos são um ciclo de debates promovido pelo Pacto em defesa e para o fortalecimento da democracia no país.

Serviço
Diálogos Democráticos – 2ª edição
Evento: Qual o papel dos partidos na Democracia hoje?
Local: Mezanino do Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Rua Coropé, 88 – Pinheiros, São Paulo – SP
Data: 17.06 (segunda-feira)
Hora: 19h às 22h30

Sobre os Diálogos Democráticos
Os Diálogos Democráticos são palestras e debates promovidos pelo Pacto pela Democracia, que se propõem a pautar e debater aspectos fundamentais à construção democrática no Brasil. Os eventos, abertos ao público.
Mais informações: https://www.pactopelademocracia.org.br/dialogos-democraticos

Sobre o Pacto Pela Democracia
O Pacto Pela Democracia é uma coalizão de movimentos criada em abril de 2018, apoiado por pessoas físicas e entidades privadas, comprometida com o resgate e aprofundamento das práticas e valores democráticos.
Mais informações: https://www.pactopelademocracia.org.br/

Porta-vozes
Ricardo Borges Martins
Cientista Social formado pela USP, com mestrado em Influência Social pela Université d’Aix-Marseille, e pós-graduado no MBA de Relações Governamentais pela FGV-SP. Trabalhou em movimentos e organizações como Eu Voto Distrital e SITAWI. Foi Diretor Executivo do Bom Senso Futebol Clube e é um dos idealizadores da Virada Política. Foi Coordenador de Mobilizações da Minha Sampa e é atualmente secretário-executivo do Nova Democracia, além de professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados