Akatu prepara material que alerta população para o dia da reciclagem e orienta consumidor ao descarte adequado de resíduos

O impacto positivo do descarte adequado de resíduos, como embalagens e sobras de alimentos, é o foco do material preparado para marcar o Dia do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem (05/06) pelo Instituto Akatu, organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela mobilização da sociedade para o consumo consciente.

O tema dos Resíduos vem ganhando maior destaque na mídia, principalmente em função das recentes discussões sobre economia circular e sobre os resíduos plásticos nos oceanos. No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Akatu quer trazer ainda mais luz sobre o assunto, divulgando o volume de resíduos gerado pelos brasileiros, os materiais mais descartados, os impactos sociais e ambientais do descarte inadequado, além de orientar as pessoas a aplicar os 4 Rs – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

O especial do Akatu reúne estudos sobre o tema realizados por diferentes instituições, além de apontar caminhos para que o consumidor faça o descarte adequado. Por exemplo, apenas 22% dos municípios brasileiros têm programas de coleta seletiva, o que mostra que o país ainda está longe de ter uma capacidade desejável de reciclar cerca de 78 milhões de toneladas de lixo que produz anualmente, segundo levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Deste montante, 75% dos brasileiros não separam o seu montante por falta de informação.

Confira neste link o material divulgado pelo Akatu sobre as principais dificuldades da reciclagem no Brasil e dicas de como fazer o descarte adequado

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados