Prefeitura inaugura requalificação da Ponta de Humaitá nesta sexta (31)

A Prefeitura inaugura, nesta sexta-feira (31), às 17h30, as obras de requalificação da Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa. As intervenções no local, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1957, foram dividas em duas etapas e deram uma nova vida ao espaço, que estava degradado. O prefeito ACM Neto estará presente na inauguração.

A primeira parte do projeto envolveu melhorias em uma área de 12 mil m² e foi pensada de modo a valorizar o patrimônio histórico e a geografia privilegiada. Na área mais próxima ao Parque Regional de Manutenção da 6ª Região Militar, na Rua Rio São Francisco, foram feitas a recuperação da quadra, implantação de sanitários, de roda de capoeira e área de contemplação.

Os pisos do entorno da Igreja de Monte Serrat também foram recuperados. Houve ainda a instalação de rampas para cadeirantes, guarda corpo ao longo da balaustrada, colocação de novo mobiliário urbano e retirada do módulo de bilhetagem para descortinar a vista. Na segunda etapa, houve requalificação do canteiro central, implantação de meio-fio em granito, de piso intertravado e paisagismo, além de recuperação da alvenaria.

História – Localizada no bairro de Monte Serrat, próximo ao Forte de Monte Serrat, a Ponta do Humaitá ficou famosa por ser local de onde se pode ter a vista de um belo pôr-do-sol e uma panorâmica da Baía de Todos-os-Santos e da cidade, ao fundo.

O espaço agrega um conjunto arquitetônico formado pela Igreja de Monte Serrat, um mosteiro, o antigo Iate Clube de Monte Serrat e casas no estilo do século XIX, além de um farol, construído em 1926 para guiar as embarcações que passavam pela região. Foi a primeira localidade em Salvador a receber os festejos em homenagem à Iemanjá, no fim do século XIX, que acontecia no dia 8 de março.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados