Codecon flagra 90 kg de salsichas vencidas no açougue Ventura Master Carnes no Largo do Tanque

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) autuou, na última sexta-feira (24), o açougue Ventura Master Carnes, no Largo do Tanque, por estocar com finalidade de venda mais de 90 kg de salsichas vencidas. As salsichas estavam vencidas desde o dia 18 de abril e foram destruídas no local pelos fiscais da Codecon na presença dos funcionários do estabelecimento. Essa é a maior apreensão em duas semanas da Operação Alimento Seguro Codecon, deflagrada pelo órgão no dia 13 de maio.

A diretora da Codecon, Roberta Caires, informa que 29 estabelecimentos já foram vistoriados desde o início, considerando a operação “benéfica para a cidade”. “Salsichas comumente são vendidas à granel e abastecem carrinhos de cachorro-quente em portas de escolas. Um pequeno comerciante desavisado aproveita uma promoção e leva para nossos filhos produtos totalmente inapropriados. É desse tipo de cadeia nociva que a Codecon protege o consumidor soteropolitano”, esclarece a diretora.

Balanço – Ao todo já foram lavrados termos de destruição para 267,504 quilos de alimentos impróprios para o consumo, além de 948 ovos e 06 litros de sucos nas mesmas condições. Dos 29 estabelecimentos vistoriados, 13 estavam irregulares e foram atuados – um por produtos com validade vencida ou sem data de validade ou deteriorados, nove apenas por validade vencida, dois por produtos descongelados e um por validade vencida e falta de higiene.

Foram ainda emitidas 34 notificações, sendo uma por informação de validade rasurada, três por validade vencida, 15 por falta de informação de validade, quatro por ausência de Código de Defesa do Consumidor, sete por lixeira inadequada, uma por falta de higiene, uma por falta de informação clara em alimentos, uma por acondicionamento inadequado de alimentos e mais uma por ausência de placa antifumo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados