Salvador sedia maior evento mundial de criação de startups até domingo (26)

Com as inscrições já esgotadas, Salvador receberá, pela quarta vez, o Startup Weekend – uma competição de startups que são criadas no próprio evento a partir de ideias dos competidores, que terão 54 horas para se desenvolverem. A competição começa nesta sexta-feira (24), a partir das 17h30, com encerramento às 17h do domingo (26), na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), campus Pituaçu.

O evento vai reunir pessoas de todas as áreas do conhecimento para que, nestes três dias de competição, formem grupos e saiam com ideias de negócios validadas. “Em apenas um final de semana, os participantes terão oportunidade de apresentar ideias, estabelecer contatos, formar equipes e colocá-las em prática. Será uma verdadeira maratona de empreendedorismo e inovação”, disse a organizadora do evento, Lara Bandeira.

O Startup Weekend é uma iniciativa da aceleradora americana Techstars realizada em cerca de 150 países. Mais de 8 mil startups foram criadas graças ao evento, como é o caso da EasyTaxi, Waze e Zapier. A edição de Salvador acontece em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e a Ucsal.

Para André Fraga, secretário da Secis, o evento é uma excelente oportunidade para quem quer, de fato, tirar ideias ou projetos do papel e torná-las viáveis. “Esses jovens poderiam passar o final de semana fazendo diversas coisas, mas escolheram focar totalmente na inovação. Eu espero que boas ideias para a cidade surjam e se desenvolvam graças a essa edição do Startup Weekend”, disse.

Dinâmica – A competição começa na sexta-feira, com a apresentação e votação das melhores ideias dos participantes para que seja feita a montagem das equipes. No sábado e domingo, as ideias serão colocadas em prática, ou seja, serão definidos o modelo de negócio e o design, além de validado o produto.

Durante todo esse período, as equipes terão acesso a mentores experientes e capacitados que darão conselhos e ajudarão a tirar dúvidas técnicas acerca do projeto. Ao final, ocorrerá a apresentação dos produtos finais a uma banca avaliadora que julgará e selecionará as ideias vencedoras.

Revelação baiana – Uma startup baiana que surgiu na segunda edição do evento em Salvador é a e-Rural, uma plataforma que conecta pecuaristas de todo o Brasil para a compra e venda de animais. A empresa já possui sede em São Paulo e se tornou um case de sucesso do Startup Weekend.

“O evento foi de suma importância para nós, pois possibilitou o exercício das ideias que tínhamos e a formação da nossa personalidade de empreendedor”, disse o representante da e-Rural, Matheus Ladeia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados