Plantio de gramas reduz riscos de deslizamento nas encostas de Salvador

Uma das soluções encontradas pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) para reduzir o risco de deslizamento de encostas em períodos de chuva é o serviço de plantio de grama. Além de deixar a cidade mais bonita, a iniciativa impede o desgaste do solo. Antes do plantio, o terreno é devidamente limpo, nivelado e, posteriormente, recebe um adubo composto por terra vegetal, calcário e fósforo, garantindo que a área tenha os nutrientes necessários para se desenvolver.

A grama esmeralda – resistente ao frio e ao calor – e o adubo utilizados pela Limpurb são fornecidos pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), que também presta orientação técnica para o correto plantio.

Ao todo, 50 agentes da equipe de serviços especiais da Limpurb estão realizando o plantio em Ondina, em frente ao Clube Espanhol e na Avenida Centenário. Nesta área da orla, até o momento, já foram utilizados seis caminhões com mais de 600 m² de grama em cada. Na Centenário, já está concluído o trecho sob o viaduto dos Reis Católicos. O trabalho fez uso de seis caminhões com mais de 3000 m² de grama no total. O serviço está avançando para ser implementado nas encostas e em áreas sem vegetação ao longo de toda a avenida.

Encostas do Dique do Tororó, Barris, Bonocô, Jardim Apipema, Lucaia, entre outros bairros, já foram contempladas com este tipo de serviço, o que trouxe uma considerável redução dos impactos causados pelas chuvas nessas regiões. A ação evita a descida de terras e até mesmo lixo, que causam obstrução de bueiros e alagamentos das vias.

O presidente da Limpurb, Marcus Passos, destaca a importância dessa ação para Salvador. “Nossa equipe técnica avalia as áreas por toda a cidade e define os locais que necessitam desse tipo de serviço. Estamos trabalhando de forma preventiva a fim de evitar os impactos negativos causados em tempos de chuva”, afirmou.

A manutenção pós-plantio é feita em períodos de estiagem, com irrigação através de carros-pipa da Limpurb tanto de dia quanto de noite, e com capinação seletiva manual para a retirada de ervas daninhas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados