Relator da reforma da Previdência espera apresentar parecer até 15 de junho

Samuel Moreira (PSDB-SP) reuniu-se nesta segunda-feira (20) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e outros integrantes da equipe econômica.

O deputado Samuel Moreira, do PDSB de São Paulo, afirmou nesta segunda-feira (20) que apresentará o seu parecer sobre a proposta de reforma da Previdência até o próximo dia 15 de junho. Ele afirmou que ainda está recolhendo as avaliações dos parlamentares sobre o texto do Executivo.

“Nós estamos trabalhando em cima do projeto que o governo enviou e nós vamos continuar assim, e se houver as alterações, será apresentado um substitutivo como sempre ocorreu na Casa sem nenhum problema, não há qualquer desentendimento. Nós vamos perseguir uma meta fiscal importante, coerente, para dar equilíbrio às contas do Brasil, do governo federal. Se houver concessões em algum ponto do projeto, algumas alterações, nós vamos tentar buscar no Orçamento alguma compensação de recursos que possam ser melhor utilizados na Previdência do que em outros lugares.”

A proposta prevê uma economia de mais de R$ 1 trilhão em dez anos, que o relator pretende preservar. Samuel Moreira esteve reunido nesta segunda-feira com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e outros integrantes da equipe econômica do governo Bolsonaro. Guedes manifestou otimismo.

“Estamos confiantes no trabalho do relator, estamos confiantes do trabalho do Congresso e otimistas quanto ao compromisso de conseguimos aprovar a reforma com a potência fiscal necessária para desbloquear o horizonte de investimentos no Brasil nos próximos 10, 15 anos, o Brasil retomar o crescimento e conseguir estabilidade fiscal que o grande objetivo.”

Samuel Moreira negou a possibilidade de apresentação de um outro projeto de reforma da Previdência. O deputado Marcelo Ramos, do PR do Amazonas, que preside a comissão especial da Câmara que analisa a reforma, explicou os próximos passos na tramitação do texto.

“O que haverá será o relatório do relator, que apresentará o substitutivo síntese da proposta apresentada pelo governo com o conjunto de emendas que serão feitas pelos deputados. Me parece claro que, pela manifestação da maioria dos partidos, alguns itens necessariamente precisarão ser alterados, cito trabalhadores rurais, BPC, professores e também a desconstitucionalização e o sistema de capitalização puro.”

A comissão especial da Câmara que analisa a reforma da Previdência continua a realizar audiências públicas nesta semana. Serão ouvidos representantes das pessoas com deficiência, das mulheres e dos trabalhadores rurais.(Ag. Câmara)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados