Vitória ganha praça completamente revitalizada pela Prefeitura

Salvador ganhou mais uma praça completamente revitalizada pela Prefeitura, que ressalta a magia de uma das mais antigas e históricas localidades da cidade. A Praça Rodrigues Lima, mais conhecida como Largo da Vitória, bem em frente à Igreja de Nossa Senhora da Vitória, foi entregue na noite desta quinta-feira (9) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; do pároco da igreja, padre Luís Simões; demais gestores e autoridades, comunidade e imprensa.

A intervenção na área de convivência e lazer foi feita com recursos 100% da iniciativa privada, fruto de contrapartida devido à construção de um empreendimento no local. “Tenho certeza que essa praça traz mais beleza e riqueza ao Centro Histórico de Salvador. Por aqui passam, diariamente, milhares de pessoas andando pelo local ou mesmo fieis que vêm à igreja e, hoje, todas essas pessoas vão poder ter a praça requalificada e à altura da cidade”, declarou ACM Neto.

A iniciativa fez a alegria da sergipana Miriam Martins, de 75 anos e há 45 deles residente no vizinho bairro da Graça, que aproveitou o momento para tirar fotos. “Venho aos domingos à missa na igreja, então sempre passo por aqui. Achei a praça muito bonita e que valorizou muito a região da Vitória. Está formidável, agradável, organizada, recomendo que as pessoas venham aqui aproveitar a praça para o lazer, pois ela estava precisando dessa reforma”, pontuou, animada.

Melhorias – A Praça do Largo da Vitória é um dos mais de 400 espaços de lazer que já foram requalificados pela Prefeitura desde 2013. Com um total de 614 m² de área, o local passa a proporcionar aos cidadãos mais conforto e lazer e recreação. No local, está o busto de Joaquim Manuel Rodrigues Lima, eleito o primeiro governador da Bahia, empossado em 1892 e governante até 1896. Como parte da obra de revitalização, o monumento também foi restaurado.

O projeto de revitalização foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Todo o desenho urbanístico visa a valorização do eixo de acesso à Igreja da Vitória, em harmonia com mosaico do artista plástico Juarez Paraíso que compõe o muro e passeio do entorno do templo. Foi realizada também a repaginação do piso em pedra portuguesa, além da modernização da iluminação para o sistema LED, troca de mobiliário urbano e lixeiras.

“Não tem mais nem um fio, a instalação elétrica é toda subterrânea. Agora a igreja está à vista, sem os fios. Ficou uma praça de passagem, inclusive com o mirante que permite uma maravilhosa visão da Baía de Todos-os-Santos. Isso é muito positivo e a comunidade está muito contente. A cidade toda ganha com isso”, completou, admirado, o padre Simões.

Centro Histórico – O prefeito ainda lembrou que, assim como a Praça do Largo da Vitória, outras ações estão em execução ou serão iniciadas nos próximos dois anos pela administração municipal, sob a coordenação da Seinfra, para valorizar o Centro Histórico de Salvador. Dentre elas está a requalificação do Corredor da Vitória, com projeto da FMLF; recuperação de monumentos (em andamento) e uma nova reforma da Praça 2 d Julho, no Campo Grande; e requalificação da Avenida Sete, cujas obras de engenharia devem começar na segunda-feira (13).

A lista também engloba a requalificação do Terreiro de Jesus (Pelourinho), Rua Miguel Calmon e praças Cairu e Marechal Deodoro (Comércio); implantação do Museu da Música Brasileira e do Arquivo Histórico de Salvador; além da transferência de 80% dos órgãos municipais para o Comércio e a elaboração do plano de requalificação dos imóveis antigos para garantir ocupação mista na região.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados